Fernanda Alves: seu treinador sabe qual fase menstrual você se encontra?

Atualizado em 19 de abril de 2024

Por: Fernanda Alves*

Atualmente tenho notado o aumento da procura de mulheres para treinamento de corrida nível amador e endurance, sentimos a necessidade de um direcionamento adequado sobre um plano de treinos, porém observo também que existem poucas assessorias com treinadoras mulheres, os treinadores homens por sua vez evitam tocar no assunto menstruação, ignorando que esse fator deve ser considerado ao montar uma periodização.

Buscar um direcionamento adequado para seu plano de treinos é essencial para sua performance, porém um estudo realizado em 2023 com 80 mulheres de diversas assessorias de corrida, demonstrou que apenas 3% seguem um treino que leve em consideração seu período menstrual. O período menstrual deve ser considerado na vida de uma atleta, pois para cada momento temos que seguir uma intensidade específica, o que irá facilitar seguir sua periodização de forma assídua, o ciclo menstrual dura em torno de 28 dias.

Vamos começar falando da fase menstrual, considerada a pior fase por grande parte das mulheres, isso porque ocorre a baixa dos níveis de progesterona e estrogênio, que junto a perda de sangue ocorre a diminuição da concentração de ferro, sendo assim a mulher sente um cansaço extremo, dores no corpo e falta de disposição, nesse período o mais indicado é rodagem leve, ou até mesmo uma semana que foque em mobilidade articular e recovery.

Fase folicular ocorre de 5 a 6 dias após o último dia da menstruação, nessa fase o corpo libera um hormônio conhecido como FSH (hormônio folículo estimulante), ele avisa os ovários para liberar o óvulo em compensação o nível de estrogênio aumenta para contribuir com revestimento uterino para fixação desse óvulo, nesse período é legal que seu treinador aumente seu volume de kms, melhor fase para atividade aeróbica de média intensidade, aquele longão que está planejando.

Fase ovulatória ocorre lá para o décimo quarto dia após a menstruação conhecido como período fértil, ocorre o rompimento do folículo e liberação do óvulo para as tubas uterinas, nessa fase a testosterona e estrogênio atingirá seu pico, melhor época pra realização dos treinos de tiro, teste dos 3km, pliometria e treinos de força pura.

Fase lútea a mais temida conhecida como TPM, nessa fase ocorrerá a queda de testosterona e estrogênio de forma expressiva, dando espaço ao aumento da progesterona, é normal que sinta sono, nesse momento vale a pena uma rodagem leve para que a endorfina do exercício aeróbico diminua a sensação de tristeza que é normal sentir nessa fase. Portanto é de extrema importância que seu treinador saiba sua fase menstrual facilitando sua periodização atingindo sua performance.

*Capitã da Adidas Runners, head esportiva do Ibirapuera, fisiologista e personal trainer.