Shutterstock Foto: Shutterstock

Hidratação é coisa séria, mesmo no frio!

Atualizado em 16 de maio de 2023

Por Adriano Cunha*

É verdade que na maior parte do Brasil o inverno está longe de ter realmente cara de inverno. Porém, com a chegada da estação mais fria do ano, a tendência é que as temperaturas fiquem cada vez mais baixas, principalmente pela manhã e à noite. Por isso, quem gosta de treinar ao ar livre, precisa tomar alguns cuidados para evitar contratempos e lesões.

Atenção e muito cuidado com o alongamento antes do treino, pois em baixas temperaturas nossos corpos ficam com os músculos contraídos, e as chances de causar micro lesões não podem ser desconsideradas. Priorize o aquecimento específico para a corrida ou outra atividade escolhida.

Quando treinamos no frio sentimos menos sede, mas, mesmo assim, é preciso manter a hidratação durante o exercício físico independentemente de termos ou não vontade de beber água. Recomendo a hidratação proporcional à atividade praticada guiada pelo tempo de execução.

No inverno, muita gente se esquece de beber água, o que aumenta os riscos de desidratação. Além do líquido ajudar na performance do exercício físico, a ingestão de água é importante para repor os sais minerais – mas cuidado com o excesso! Outro cuidado é sobre o consumo de bebidas alcoólicas, que podem levar à desidratação e a outros efeitos adversos em relação ao sistema nervoso central.

Roupas adequadas também requerem atenção, pois elas vão minimizar ou aumentar a desidratação. No final, troque de camiseta, pois mesmo em temperaturas baixas nosso corpo transpira, molha a roupa e aumenta a probabilidade de pegar um resfriado com a queda da resistência, consequência natural do pós-treino. Ótimos treinos para todos!

 

*Adriano Cunha, graduado em Educação Física e personal trainer é fundador do Grupo Upper Life (www.grupoupperlife.com).