Quem faz 5km, faz 7km! Veja dicas para subir o nível para a Meia Maratona Internacional de São Paulo

Atualizado em 12 de abril de 2023

Por Jaime Menezes*

Se eu contar para vocês que subir o nível da sua corrida é bem mais simples do que você possa imaginar, vocês acreditam? Pois então, aqui vão algumas dicas para que haja uma compreensão melhor do seu nível de corrida atualmente:

  • Algum especialista em corrida de rua faz o acompanhamento da sua corrida?
  • Como está a periodização dos treinos de corrida?
  • Como está sua dieta?
  • Está fazendo o fortalecimento muscular – treinando na academia, regularmente – pelo menos três vezes na semana?

Veja porque tudo isso é importante e deve ser considerado. Quem corre 5km pode muito bem correr 7km!

Como está a sua corrida?

A partir dessas perguntas podemos traçar um perfil para cada corredor(a): para subir de nível, é necessário compreender em qual estágio o corredor de rua se encontra. É preciso correr com o acompanhamento de um especialista em corrida de rua para identificar e detectar quais são os pontos que precisam ser trabalhados: periodização do treino mensal, ritmo da corrida, velocidade, teste de 5km, teste de fadiga muscular antes e depois do treino… Tudo isso é anotado pelo profissional, que a cada treino passará um objetivo para que o atleta possa cumprir mensalmente – por isso a importância de um acompanhamento especializado.

Fortalecimento Muscular 

O treino na academia é de suma importância: a falta de fortalecimento muscular acarretará em lesões futuras – a base do seu corpo necessita desse trabalho, por isso é importante que o profissional que irá prescrever o treino compreenda a biomecânica do movimento da corrida de rua e saiba quais as estruturas musculares que ele vai treinar no seu atleta-corredor(a).

Alimentação

Correr melhor significa correr mais leve, ou seja, manter a alimentação saudável e equilibrada em dia. Correr com sobrepeso é um sinal amarelo para que uma lesão apareça, como uma dor no joelho ou um desconforto acarretado pela sobrecarga nas articulações. Para evitar isso, consulte seu nutricionista para melhor orientá-lo sobre um plano alimentar diário.

E aí, como você se percebeu diante dessas dicas? Para melhorar não tem jeito: é preciso procurar profissionais que possam te auxiliar na jornada para sua evolução na corrida de rua, então bora subir de nível nessa Meia Maratona Internacional de São Paulo?  Veja como participar aqui.

 

*Jaime Menezes é profissional de Educação Física credenciado (CREF 7208-CE) e membro do Corre Que Passa Fortaleza (@correquepassafortaleza).