5 exercícios para fortalecer e alongar as canelas e evitar a canelite

Atualizado em 20 de junho de 2023
Mais em ATIVO

Canelite, todo corredor já ouviu falar dela. Essa dor, denominada síndrome do estresse tibial medial, vem da inflamação do tecido depois de força repetitiva e excessiva nos músculos da perna, fazendo com que eles inchem e aumentem a pressão contra o osso. A inflamação causa muita dor. 

O melhor tratamento para dores nas canelas é um simples descanso; fazer repouso por cerca de duas semanas para obter uma recuperação completa. Durante esse período, você pode praticar atividades que não envolvam a região, como nadar, por exemplo. 

Mas é importante diagnosticar as dores nas canelas com precisão, pois outras condições, como fraturas por estresse ou tendinite, por exemplo, também apresentam os mesmos sintomas. 

Por que a Canelite é tão comum entre corredores?

A maioria das pessoas desenvolve dores nas canelas quando os músculos e tendões das pernas estão cansados, mas as que têm pés chatos ou arcos altos ou rígidos são mais propensas. Outros fatores que podem levar à canelite incluem:

  • Aumentar a quilometragem ou a intensidade muito rapidamente;
  • Não permitir tempo de recuperação suficiente entre os treinos;
  • Aterrissagem batendo forte com o calcanhar no chão;
  • Falta de fortalecimento muscular na região.

Como tratar e como prevenir a canelite?

Um artigo de revisão recente mostrou que os tratamentos tradicionais (fisioterapia, antiinflamatórios, gelo etc.) são efetivos para tratar a dor. Os tratamentos incluem crioterapia, exercícios de alongamento e fortalecimento, anti-inflamatórios não esteroides e ajustes nos programas de treinamento. Aparelhos ortopédicos são usados ​​para corrigir anomalias biomecânicas e o resto são tratamentos tradicionais

Mas também é possível prevenir. Afinal, antes de tratar, o melhor é prevenir, certo?

Para fugir de lesões o ideal é não só treinar corrida. Realizar treinamento fortalecimento muscular e praticar a corrida em superfícies mais macias, como gramados, por exemplo, são alguns exemplos do que você pode fazer para fugir da canelite. Outras dicas incluem:

  • Use calçados apropriados e confortáveis;
  • Aqueça-se corretamente;
  • Pratique treinamento de força, especialmente exercícios para os dedos dos pés, que constroem os músculos da panturrilha;
  • Fortaleça todos os grupos musculares ao redor da área da canela;
  • Varie os treinos para evitar lesões repetitivas, faça outras atividades (cross training);
  • Não se exercite com dor;
  • Aumente a quilometragem gradualmente;
  • Corra em terrenos variados;
  • Tire um tempo para descansar;
  • Cheque sua forma de correr.

Caso já esteja sentindo dor, consulte um profissional de saúde. As dores nas canelas que não melhoram podem causar uma fratura por estresse. É importante encontrar a causa. Pode ser o tipo de tênis, a forma de corrida ou algum problema no joelho ou no quadril; às vezes, apenas o número de quilômetros e o ritmo. Embora as lesões entre os corredores possam ser semelhantes, as causas geralmente são diferentes e a prevenção eficaz depende da correção da causa.

5 exercícios para alongar e fortalecer a região

No vídeo abaixo selecionamos cinco exercícios que ajudarão a alongar e a fortalecer a região. Eles favorecem a flexibilidade dos músculos da região, ajudando a evitar lesões. Você pode fazê-los diariamente Faça diariamente. 

Estes exercícios podem ser usados dentro de uma rotina equilibrada de treinamento, orientada por um profissional da educação física. Faça séries de 10 a 15 repetições em cada movimento e repita a série de três a quatro vezes. Evite fazê-los antes da corrida, prefira horários separados do seu treino principal.

  1. Caminhar com o calcanhar: aqui você fará uma caminhada usando os calcanhares como apoio, o que favorece a ativação dos músculos que não são comumente usados;
  2. Caminhada com a lateral externa do pé: faça caminhada tendo como apoio apenas a lateral externa dos pés;
  3. Caminhada com a lateral interna do pé: o oposto do anterior, com uma caminhada usando apenas a parte interna dos pés;
  4. Alongamento da panturrilha: este alongamento é feito em pé e visa alongar os músculos da região. Se você não alcança a ponta dos pés, pode começar segurando na canela, por exemplo. O importante é manter a perna estendida;
  5. Alongamento com a faixa elástica: na posição deitada, você irá alongar a perna usando uma faixa (pode usar um tecido resistente que tiver em casa).

O conteúdo técnico de todos os vídeos desta série especial foram supervisionados por Luciano D’Elia, pioneiro em treinamento funcional no Brasil, fundador do sistema de treinamento CORE 360º e preparador de atletas de elite.