A corrida faz bem para os joelhos

Atualizado em 31 de março de 2011
Mais em

Quando o assunto é o impacto da corrida nos membros inferiores, os especialistas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva. Uma recente revisão de estudos publicada pelo American College of Sports Medicine, porém, divulgou recentemente que a corrida traz benefícios para os joelhos de quem corre.

A dra. Donna Urquhart, responsável pela revisão, avaliou os efeitos do esporte sobre partes individuais do joelho. “Vários estudos já examinaram o impacto das atividades físicas sobre os joelhos como um todo, mas nenhum deles analisou os efeitos das atividades físicas sobre partes individuais dos joelhos. A atividade física afeta cada parte do joelho de uma forma diferente, o que ajuda a explicar os resultados conflitantes dos inúmeros estudos sobre o assunto”, disse a médica da Universidade Monash, na Austrália.

Segundo a nova pesquisa, que contou com um total de 9.737 participantes e incluiu dados de 28 estudos, não há nenhuma relação direta entre a corrida e o desenvolvimento de artrose do joelho, uma doença degenerativa que afeta a cartilagem das articulações. Outra conclusão mostra uma relação inversa entre defeitos da cartilagem e atividade física, o que significa que os pacientes mais ativos tiveram menos defeitos de cartilagem em seus joelhos. A especialista enfatiza que “a atividade física não é prejudicial à articulação do joelho, mas sim benéfica para a saúde das articulações”.