A 42 km da história

Atualizado em 17 de abril de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O queniano Robert Kipkoech Cheruiyot pode fazer história na próxima edição da Maratona de Boston, que será realizada nesta segunda-feira, dia 20 de abril. Campeão da disputa norte-americana em 2003, 2006, 2007 e 2008, ele se tornará o segundo maior vencedor da competição caso conquiste seu quinto título, atrás apenas do lendário Clarence Demar, que brilhou no início do século XX e venceu a mais tradicional prova de rua do planeta sete vezes.

Atual recordista da prova norte-americana, com o tempo de 2h07min14s, Cheruiyot sempre demonstrou conhecer e se adaptar muito bem ao percurso da corrida, e não esconde que esta é sua disputa predileta. “Boston é minha segunda casa”, afirmou Cheruiyot no final de 2008.

Capitão América
Apesar de todo seu favoritismo, Cheruiyot não será o atleta mais rápido na competição deste ano, e seu principal adversário deve ser o norte-americano Ryan Hall, que tem como recorde pessoal a marca de 2h06min17, obtida na Maratona de Londres do ano passado. Hall terá ao seu favor todo o apoio da torcida local, mas carregará em suas costas a responsabilidade de por fim a um tabu que dura 25 anos, já que a última vitória de um atleta dos Estados Unidos na disputa masculina foi em 1983, com Greg Meyer.