A ponto de explodir

Atualizado em 03 de fevereiro de 2012
Mais em

Apesar de ser um País quase autônomo, Hong Kong faz parte da China e isso pode explicar a grande proporção que tem sua maratona local. Realizada desde 1997, quando contou com 1.000 corredores, a Maratona de Hong Kong chegará no próximo domingo, 5 de fevereiro, à sua 16ª edição e levará para as ruas um total de 70 mil corredores, que disputarão, além dos 42 km, provas de 21 e 10 km.

Mas se o grande número de participantes, recorde da corrida, anima os organizadores por um lado, preocupa por outro. “Chegamos neste ano a um ponto máximo, tanto quanto ao número de corredores quanto à segurança que podemos acomodar”, disse Kwan Kee, responsável pelo evento. “Se for necessário aumentar o número de pessoas no próximo ano, precisaremos de uma abordagem totalmente nova por parte do governo e das pessoas para fechamentos de estrada”, completou.

Dos 70 mil participantes, 37 mil correrão a prova menor, de 10 km. Na meia-maratona, estarão presentes 20 mil pessoas enquanto a maratona acomodará 13 mil. “Todos os anos, durante os últimos anos, conseguimos lidar com um aumento extra de 5.000 corredores. Mas neste momento parece que realmente chegaram perto de `explodir´”, finalizou Kee.