A sua corrida é inteligente? Confira o gabarito

Atualizado em 01 de fevereiro de 2011
Mais em

Em seu mais recente artigo no portal ativo.com, publicado na quinta-feira (27/1), o treinador e colunista Miguel Sarkis propôs um teste rápido para os corredores refletirem se as corridas e treinos que praticam são inteligentes e producentes. O artigo fez grande sucesso e o ativo recebeu muitos e-mails com as respostas individuais dos esportistas.

Segundo Miguel Sarkis, a ideia para o artigo “Sua Corrida é Inteligente?” surgiu por conta de uma experiência com uma aluna, que passou do limite no treinamento propostos por ele.

“A corrida que ela deveria ter feito num determinado ritmo, foi feita num mais forte. Quando conversei com ela, percebi que havia muita vontade para correr, aliado as emoções, música, outros corredores, que, ao final, fizeram com que ela corresse muito mais rapidamente”, diz Miguel Sarkis.

O treinador e autor do livro “A Construção do Corredor” também diz que o sucesso deste seu último artigo deve-se a carência por informações por parte dos corredores, principalmente os iniciantes na modalidade.

Para atender todos os leitores e ajudá-los a descobrir se a corrida que estão praticando é inteligente, Miguel Sarkis elaborou uma espécie de gabarito para as questões levantadas por ele. Confira as respostas e descubra como anda sua corrida.

1 – Seu planejamento de treinos para o semestre e ano é realizado com base em ciência e em suas avaliações médicas e profissionais?
Treina com assessoria Esportiva e Avaliações Semestrais ou anuais de um médico …10
Não treina sob orientação de profissionais…5
Recebe orientação de amigos e curiosos…3

2 – Sua corrida é sustentada em cima de ritmos que você já conhece, ou você corre de acordo com a sua sensibilidade no dia?
Ritmos pré-determinados por avaliações esportivas e ou médicas…10
Ritmos intuitivos…5
Ritmos dos outros…3

3 – Você se baseia na tabela da qualidade de vida de Miguel Sarkis para treinar em ritmo moderado, forte ou descansar naquele dia?
Ritmo do dia, de acordo com várias situações se referem a tabela da qualidade de vida
Veja abaixo
 
4 – Tem um percurso pré-estabelecido de acordo com o seu planejamento, ou sai e se naquela manhã ou tarde for mais atrativo outro caminho, você seguirá por ele?
Estabelece um percurso só…5
Estabelece alguns percursos e usa-os de acordo com o planejamento…10
Vai e corre o que der vontade no dia…3

5– Costuma alterar o percurso e ritmo ao encontrar um amigo no meio do caminho para seguir ao lado deste e suportar a velocidade e características diferentes da planejada para o seu dia?
Altera o percurso, de acordo com quem encontrar no caminho…3
Nunca altera o percurso em função dos amigos…10

6 – Consegue falar ou evita falar enquanto corre, ou não há inconvenientes durante os seus treinos?
Fala confortavelmente enquanto corre…10
Não consegue falar direito enquanto corre…5

7 – Sente ao final de seus treinos que haveria mais força a gastar, foi em cima da pedida ou sempre termina com sensação de que não daria nem mais um passo naquele dia?
Se você termina o treinamento descansado…10
Termina o treino moderadamente cansado…5
Termina o treino extremamente cansado….3

8 – Seus treinos seguem a lógica de treinamento médio, fraco e forte, além de descansos ativos e passivos?
Seus treinos semanais possuem descansos ativos e passivos…10
Seus treinos semanais não possuem descanso ativo….5
Seus treinos semanais não possuem descanso passivo….3
Você altera os treinos da semana em fracos, médios e fortes…10
Você só realiza os treinos fortes…3
Você só treina moderadamente…5

 

1

2

3

4

5

6

7

8

10

10

10

10

10

10

10

10

5

5

5

5

5

5

5

5

3

3

3

3

3

3

3

3

10 pontos = Corrida Inteligente
5 pontos = Corrida pouco elaborada
3 pontos = Corrida sem elaboração

Se você marcou a maior parte dos oito itens, com o valor 10, então você não deve se preocupar muito com o tipo de treinamento, somente a variação necessária, de acordo com as provas que fará.

Se você se encontra, na maior parte dos itens, em aproximadamente metade dos valores apresentados, então você precisa pensar um pouco mais nos seus treinos

Se você marcou a menor nota média para os oito itens, então comece a pensar mais em seus treinamentos. Procure um médico e um professor de educação física.