Adeus definitivo

Atualizado em 16 de fevereiro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Dessa vez é definitivo. Lance Armstrong anunciou, nesta quarta-feira, sua aposentadoria do ciclismo profissional. Sua última competição oficial foi no Tour Down Under (Austrália), realizado em janeiro.

“Hoje anuncio minha retirada definitiva do ciclismo para dedicar todo meu tempo a minha família, a luta contra o câncer e a administrar a instituição que fundei antes mesmo de ganhar o Tour de France”, disse o norte-americano.

“Em 2009 voltei ao ciclismo profissional com a campanha mundial da Livestrong na luta contra o câncer. Meu intuito era sensibilizar as pessoas em relação a doença. Percorremos um longo caminho nesses dois anos. Estimulamos novas situações, conquistamos novas alianças na luta contra a doença, que é responsável por 28 milhões de mortes por ano. Sobreviver é uma batalha diária para essas pessoas.”

Heptcampeão do Tour de France, Armstrong reconheceu que sua condição física não era a mesma do ínicio dos anos 2000, mas frisou que não se arrependeu em momento algum do retorno. “Seria estranho se tivesse a mesma performance que nos anos anteriores, mas não me arrependo de nada. Imaginei que tivesse condições de vencer o Tour. Realmente pensei”, afirmou em relação ao Tour de France 2009, quando terminou na 3ª colocação atrás de Alberto Contador e Andy Schleck.

Questionado sobre as acusações de doping com as quais seu nome foi relacionado, Lance mostrou-se tranquilo e disse não temer o futuro. “Não posso controlar o que acontece nas investigações. Eu contrato pessoas para me auxiliriam nesse sentido. Sei muito bem o que falo e faço. Isso não vai mudar.”