Alberto Contador assume liderança geral do Tour

Atualizado em 19 de julho de 2010
Mais em

Depois de dias seguidos com a camisa amarela, Andy Schleck perdeu nesta segunda-feira (19) a liderança geral do Tour de France para seu maior rival, o espanhol Alberto Contador, campeão em 2009. Nesta 15ª etapa, o ciclista de Luxemburgo teve um problema mecânico com sua bike, no segundo dia de duro percurso pelos Pirineus. 

A 15ª etapa teve 187.5 km entre Pamiers e Bagnères-de-Luchon e teve como campeão Thomas Voeckler, na segunda vitória de uma etapa do Tour em sua carreira. Ele terminou a etapa desta segunda com o tempo de 4h44min51s.

Apesar de serem amigos pessoais, o clima esquentou entre os dois favoritos ao título deste ano. Schleck acusou Contador de ter tomado sua camisa amarela de forma injusta, pois não parou enquanto ele trocava a corrente de sua bike, o que segundo ele é o que manda a norma de etiqueta entre os ciclistas, e que aconteceu quando ele teve um acidente nas primeiras etapas. Contador disse que não soube que ele estava com problemas. O espanhol abriu 8 segundos de vantagem para Schleck.

“Agora eu estou realmente irritado. Eu vou pedalar em Tourmalet [nesta terça] até cair da minha bike, vou dar tudo nesta corrida”, disse Schleck.

“Eu não sabia do problema de Andy Schleck, mas quando soube eu já estava na sua frente, a única coisa que eu percebi é que ele começou a atacar na subida e de repente ele diminuiu, eu não percebi que era um problema com a bike”, defendeu-se Contador.

Nesta terça-feira, os ciclistas enfrentam o terceiro dia pelos Pirineus, e o mais duro de todos, com 199.5 km entre Bagneres-de-Luchon até Pau, com as maiores subidas desta 97ª edição, incluíndo o lendário Col du Tourmalet. 

Top 10 da 15ª Etapa
1. Thomas Voeckler (FRA) BTL – 187.5km em 4h44’51″
2. Alessandro Ballan (ITA) BMC – a 1’20″
3. Aitor Perez Arrieta (ESP) FOT – a 1’20″
4. Lloyd Mondory (FRA) ALM – a 2’50″
5. Luke Roberts (AUS) MRM – a 2’50″
6. Francisco Reda (ITA) QST – a 2’50″
7. Alberto Contador (ESP) AST – a 2’50″
8. Samuel Sanchez (ESP) EUS – a 2’50″
9. Denis Menchov (RUS) RAB – a 2’50″
10. Brian Vandborg (DEN) LIQ – a 2’50″
12. Andy Schleck (LUX) SAX – a 3’29″