Alimentação na semana da prova

Atualizado em 22 de março de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

A dieta de um corredor deve ser balanceada, com hábitos saudáveis durante a vida toda. Porém, nos dias que antecedem a prova, é preciso redobrar a atenção na alimentação. Investir em alimentos naturais, que sejam ricos em carboidratos, com doses equilibradas de proteínas e gorduras, é o ideal. Apostar em alimentos como frutas, verduras e legumes também é uma boa pedida. “Preferir sempre frutas ou suco de frutas a sucos industrializados, por exemplo”, fala a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira. “Carnes magras, como peixe e frango são essenciais pelo menos quatro vezes na semana”, finaliza. Nessa semana, também não pode faltar na sua dieta, leite, iogurte e queijo desnatados.

Responsáveis pelo fornecimento de energia, as fontes de carboidrato também devem estar presentes na semana pré-prova. “Consuma pães, cereais, massas e alimentos integrais, tudo em quantidade balanceada”, aconselha a nutricionista. Só tome cuidado com o excesso de cereais integrais e fibras, pois essas substâncias auxiliam no trânsito intestinal, o que pode causar desconforto antes ou durante a corrida.

Carboidratos de farinha branca são os mais indicados, revela Luís Ricardo de S. Alves, nutricionista esportivo. “Pão francês, pão de forma branco, bisnaguinhas etc, podem ser usados logo após os treinos. Acompanhados de geléia de frutas ou mel, ficam melhores ainda”, explica. “Assim a recuperação dos músculos é mais rápida, auxiliando na reposição do glicogênio muscular, perdido no exercício”, finaliza.

Com moderação
Não é necessário excluir certos alimentos da sua dieta, mas, durante a semana que antecede a prova, é preciso ponderar a quantidade de certos alimentos. “Alimentos como frituras, doces, pizzas, refrigerantes, fast foods, devem ser esquecidos nessa semana. Eles não trazem nenhuma saúde ao organismo”, explica Alves, que completa. “Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois aumentam a desidratação do corpo e retardam a recuperação dos músculos”.

Não se esqueça de manter, sempre, uma boa hidratação e ingestão de água. “Tomando pelo menos 2 litros ao dia e caprichando no consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos ricos em água”, indica Renata. Outro item importante é ter boas noites de sono para renovar seu organismo. “Não é apenas quantidade de sono e sim qualidade. Precisamos de pelo menos 7 horas de sono de qualidade”, finaliza Alves.