Andy Schleck na torcida por Contador

Atualizado em 17 de novembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

O luxemburguês Andy Schleck, que pode ser proclamado campeão do Tour de France 2010, disse acreditar nas alegações do espanhol Alberto Contador, quando se refere ao doping por conta de uma carne contaminada.

Schleck afirmou ter trocado mensagens pelo celular com Contador e espera que ele seja capaz de limpar seu nome em meio ao escândalo do doping.

“Eu lhe desejei boa sorte e disse a ele que torço para que possa demonstrar sua inocência”, disse o ciclista ao Marca. “Eu acredito na sua inocência e espero que seja assim. Espero que Alberto seja inocente e possa provar isso. Eu não sou médico ou especialista … mas não acredito que tenha feito algo de errado.”

Em relação a sua nova equipe, a Luxemburgo Pro Cycling, Andy Schleck disse que o recurso financeiro vem de uma pessoa rica do País.

“É uma pessoa de Luxemburgo, um milionário que colocou o dinheiro para iniciarmos isso. Ele fez uma aposta muito forte no ciclismo.”

“Temos patrocinadores pequenos, mas o principal ainda não foi decidido. A equipe está começando semelhante à forma como a Garmin High Road deu seus primeiros passos alguns anos atrás”

Relação com Riis não é a mesma

Após passar muitos anos de sua carreira sob o comando de Bjarne Riis, primeiro na CSC e, em seguida, na Saxo Bank, Andy Schleck, junto com seu irmão Frank, optou por deixar o time dinamarquês.

O relacionamento de ambos, desde então, não é mais o mesmo. “Ainda conversamos, mas as coisas não são como antes, e acredito que não voltará ao que era.”

“Nós falamos ocasionalmente, mas não é a mesma coisa. Ainda discordo da sua decisão de expulsar O’Grady da Vuelta, sem ter o direito de se pronunciar. Ele poderia ter sido punido nos de outras maneiras”, emendou o luxemburguês.

Durante a Vuelta a España 2010, Andy Schleck e Stuart O’Grady foram retirados da competição por Riis, após o diretor da Saxo Bank não ficar satisfeito com os atletas que teriam bebido no intervalo entre as etapas.