Aposentadoria? Só depois de 2012

Atualizado em 16 de novembro de 2010
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

A aposentadoria de Haile Gebrselassie durou pouco mais de uma semana. Após descansar e pensar no futuro, o atleta recordista mundial da maratona, com 2h03min59, disse em seu Twitter que não se afastaria do esporte. “Depois de alguns dias no interior eu pude tomar algumas decisões. Correr está no meu sangue e eu decidi continuar a competir”, disse.

Haile havia optado pela aposentadoria depois do mau desempenho na Maratona de Nova York, quando abandonou a tradicional prova no quilômetro 35 com muitas dores. “Cada vez que eu tenho um problema como este é difícil, e reclamar novamente e novamente é ruim. Vocês sabem quantas vezes eu reclamo? Antes de vir para cá eu treinei tão duro. É melhor parar por aqui”, disse na segunda-feira após a prova.

Com a cabeça mais fria, o fundista, que tem na bagagem 27 recorde mundiais, explicou a decisão tomada anteriormente. “Meu anúncio em Nova York foi a minha primeira reação depois de uma corrida decepcionante”, disse. “Quando o meu joelho estiver bem novamente eu vou começar a focar na minha próxima corrida”.

O que Gebrselassie nunca escondeu, antes da decisão tomada no dia 8 de novembro, era que seu desejo era encerrar a carreira após a maratona dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Com a decisão de continuar a competir, esta ideia esta viva novamente na mente do corredor de 37 anos. “Eu quero agradecer a todos que me apoiaram na semana passada e me deram confiança para que eu pudesse continuar minha carreira e que eu possa continuar no meu caminho para Londres 2012”, falou. “Correr está no meu sangue e agora minha mente está clara novamente. Eu posso continuar a competir”.