Arriagada flagrado no doping

Atualizado em 01 de março de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

O chileno Marco Arriagada, campeão do Tour de San Luis e da Volta do Chile, testou positivo para um tipo de esteróide anabolizante na volta nacional de seu país. O ciclista negou qualquer irregularidade.

Aos 35 anos, Arriagada é o ciclista chileno mais vitorioso da última década. Em 2011, teve um início de temporada espantoso e atualmente é o líder do ranking America Tour: campeão do Tour de San Luis, diante de equipes do Pro Tour, e tricampeão da Volta do Chile. Na última semana, ele venceu um estágio e terminou na 3ª posição na Volta a Independência (República Dominicana).

O exame foi analisado na Universidade da Califórnia e já se sabe também que há outro positivo. Agora, é direito do atleta pedir uma contra-análise e, caso confirmado o doping, estará sujeito a uma suspensão de dois anos.

Marco Arriagada foi notificado pela Federação Chilena de Ciclismo e, prontamente, negou qualquer irregularidade. “Eu nego veementemente. Não utilizo essas substâncias”, frisou o ciclista, que retorna ao seu país nesta terça-feira à noite. “Viajo ao Chile para realizar todos os exames que comprovem minha inocência. Estou seguro, pois não utilizo essas substâncias. Fui notificado pela minha Federação e vou analisar o que será feito com meus advogados. Estou seguro da minha inocência”, declarou ao Emol.

Além dos títulos já citados, Arriagada conquistou, no último ano, as medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medellín em pontuação, uma prata e um bronze. Também possui quatro campeonatos nacionais de CRI. Em 2010, o chileno defendeu as cores da equipe de Pindamonhangaba e foi campeão da Volta do Paraná.