Bennati no topo

Atualizado em 10 de fevereiro de 2009
Mais em

Por Leandro Bittar

Três dias de competição suficientes para o “Pantera” Daniele Bennati conquistar sua primeira vitória na temporada. Bennati venceu a 3ª etapa do Challenge de Mallorca (Inca-Inca, 182 km), em um dia marcado por uma queda a duas curvas da meta.

“Estou muito satisfeito. Vencer na estréia é uma injeção de confiança muito importante”, afirma Bennati, que completa: “Voltei a treinar em janeiro e consegui passar pelas subidas com um bom ritmo, apesar delas não serem meu principal objetivo. Foi interessante para entender as respostas das pernas a esse tipo de esforço”.

A vitória de Bennati foi facilitada por uma grande queda no pelotão que o deixou praticamente sozinho rumo a meta. Seu companheiro de equipe, o italiano Manuel Quinziato, embalava-o quando perdeu o controle e caiu a 200 m do final. O acidente cortou o pelotão e levou ao chão diversos ciclistas, entre eles o espanhol Alejandro Valverde (Caisse d’Epargne). O tombo foi sem grandes conseqüências para todos os participantes.

Mesmo assumindo a liderança da competição, Bennati anunciu seu afastamento para se poupar participar do Giro della Provincia di Grosseto, entre os dias 13 e 15 de fevereiro. “A equipe optou por antecipar o regresso de Bennati para ter a oportunidade de andar na Itália. Além disso, na Espanha, faltam duas etapas duras enquanto na Itália será executado em três percursos já conhecidas por ele, mais agradáveis”, explica Stefano Zanatta, diretor da equipe Liquigas.

Classificação do Challenge de Mallorca – 3ª etapa:

1- Daniele Bennati (ITA/Liquigas) em 4h27min47s (40.91 km/h)
2- Tom Leezer (HOL/Rabobank) a 1s
3- Jérôme Pineau (FRA/Quick Step) m.t.
4- José Joaquin Rojas (ESP/Caisse d’Epargne) m.t.
5- Gerald Ciolek (ALE/Milram) m.t.
6- Serguei Ivanov (RUS/Katusha) m.t.
7- Mathew Hayman (AUS/Rabobank) m.t.
8- Edvald Boasson (NOR/Columbia) m.t.
9- Javier Benitez (ESP/Contentpolis-AMPO) m.t.
10- Antonio Colóm (ESP/Katusha) m.t.

Classificação Geral:
1- Daniele Bennati (ITA/Liquigas) em 11h12min31s
2- José Joaquin Rojas (ESP/Caisse d’Epargne) a 1s
3- Tom Leezer (HOL/Rabobank) m.t.
4- Jérôme Pineau (FRA/Quick Step) m.t.
5- Gerald Ciolek (ALE/Milram) m.t.
6- Arjen De Baat (HOL/Van Vliet EBH Elshof) m.t.
7- Edvald Boasson (NOR/Columbia) m.t.