Blatter pediu acesso ao “Caso Puerto"

Atualizado em 15 de maio de 2007
Mais em

Por Christian Baines

Em encontro realizado pela Agência Mundial Antidoping (WADA), o presidente da FIFA, Joseph Blatter, declarou que gostaria de ver os documentos relacionados ao “Caso Puerto”.

O pedido de Blatter está ligado à informação publicada pelo jornal francês Le Monde, em dezembro último, de que os quatro maiores clubes de futebol da Espanha – Valencia, Barcelona, Real Madrid e o Bétis – teriam tido ligações com doutor Eufemiano Fuentes, médico suspeito de ser o mentor do caso de doping no ciclismo.

“O conteúdo desses documentos é de alta importância para o esporte mundial, inclusive o futebol”, afirmou Blatter.

O Le Monde revelou ter encontrado documentos confidenciais redigidos a mão por Eufemiano a respeito dos “planos de preparo físico” das quatro equipes para a temporada 2005/2006. Além disso, o médico teria atendido alguns jogares em seu próprio consultório.

Caso essas suspeitas se confirmem, o “Caso Puerto”, que antes parecia restrito ao mundo do ciclismo, pode envolver também outros esportes e terá conseqüências ainda mais sérias.

“Em junho, a FIFA concordou em adotar e aplicar os códigos da WADA. Agora, estamos esperando que eles nos apresentem um programa antidoping e insistiremos que seja incluído testes sanguíneos”, declarou Jean-Francois Lamour, vice-presidente da WADA, quando divulgada as suspeitas do Le Monde.