Bonita e macia

Atualizado em 03 de dezembro de 2010
Mais em

Não é de hoje que as mulheres se preocupam com a pele e no verão os cuidados devem ser redobrados. A exposição inadequada ao sol pode trazer vários prejuízos, entre eles o desenvolvimento de tumores. Portanto, bastam algumas atitudes simples na hora de correr e de treinar para proteger sua saúde. Uma delas é o uso do protetor solar.

Abuse do protetor
Com a incidência cada vez mais agressiva dos raios ultravioleta, o protetor solar é indispensável durante provas e treinos diurnos, principalmente no verão. “Durante a corrida suamos muito e a aplicação do filtro solar deve acontecer 20 minutos antes da atividade e a cada duas horas ou após transpirar nas áreas expostas ao sol”, afirma Priscilla Campi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela recomenda protetor solar com no mínimo FPS 30 até mesmo para quem tem a pele escura. Já para aquelas com pele mais clara e com tendência às sardas, o protetor precisa ser FPS 50 ou FPS 60, que possuem maior proteção e evitam as queimaduras solares.

Durante os treinos, o ideal é não se expor ao sol das 10h às 16h, quando ocorre maior incidência dos raios UVB, principais responsáveis pelo câncer de pele. Porém, é muito comum se preparar para uma prova que acontece fora desse horário ideal. “Sugiro que a pessoa treine pelo menos uma vez por semana no horário da competição para ir se acostumando com o clima”, diz Emerson Bisan, diretor técnico da Nova Equipe Assessoria Esportiva.

“Quando o sol estiver forte é o momento de utilizar a tecnologia em benefício do esporte, com tecidos técnicos para proteção e refrigeração da pele e óculos especiais.” Atualmente existem inclusive camisetas e bonés com FPS 50. No tecido são adicionados dióxido de titânio e poliamida, que blindam a passagem do sol.

A dermatologista Andréia Tamega, da Universidade Estadual Paulista, ressalta que no verão as roupas com tecido 100% algodão são as melhores para transpiração e ventilação da pele. “Se transpiramos e a pele fica sufocada, começam a aparecer micoses porque a umidade propicia o desenvolvimento de fungos”, explica.

Outros cuidados
Para manter a pele saudável é importante usar loções pós-sol para hidratá-la. “O ressecamento da pele causado pelo sol, piscina e praia é resolvido com o uso de hidratantes”, afirma a dermatologista Priscilla, enfatizando que o exagero da aplicação dos cremes pode aumentar a oleosidade da pele, o que provoca o aparecimento de acnes. Além disso, é importante beber dois litros de água por dia e ter uma alimentação balanceada. As verduras e frutas melhoram o funcionamento do intestino, o que é meio caminho andado para uma pele bonita.

Dormir bem também ajuda a pele. Uma boa noite de sono não só repõe as energias como funciona como um tônico, favorecendo a desintoxicação e nutrição do organismo. Dessa forma, é possível passar o verão despreocupada e sem correr do sol, como garante o técnico Emerson: “Até hoje, fora aquela ridícula marca da bermuda no meio da coxa e a marca da regata, nunca presenciei nenhum problema além da perda de tempo das corredoras tomando um bronze…”

*Por Natália Dourado