Cerveja para hidratar

Atualizado em 11 de julho de 2007
Mais em

A cerveja pode ser opção de hidratação para atletas. Quem sustenta a tese é uma equipe de especialistas da Universidade de Granada, que apresentou o estudo em um simpósio realizado na Espanha. A equipe também ressaltou o alto poder antioxidante da bebida, capaz de melhorar o sistema cardiovascular.

Para os cientistas, por apresentar baixo teor de álcool, a cerveja pode ajudar, sem causar danos, na tolerância ao esforço físico. Dessa forma, é possível reduzir o estresse em condições de cansaço excessivo, sem alterar o campo de visão e o equilíbrio.

As conclusões foram tiradas a partir da avaliação de cognição e locomoção de dois grupos de jovens que beberam cerveja ou água após a prática de exercícios, em um ambiente climatizado a 40ºC. O grupo da cerveja teve resultados semelhantes ao grupo da água nas alterações de capacidade de equilíbrio e rendimento.

Ihc! Melhor não testar em casa
Os cientistas alertam, no entanto, que não calcularam ainda doses seguras nem se sabe se todos terão os mesmos resultados. Afinal, deve-se analisar o metabolismo individual de assimilação de álcool no organismo, o que será feito na saideira, ops, em novas pesquisas.