Ciclistas são destaques no Pan-americano Junior

Atualizado em 09 de junho de 2008
Mais em

No Pan-Americano Junior de Ciclismo, realizado em Cuenca (Equador) a uma altitude de 2.550 m, os atletas de países de altitude se destacaram desde o início da competição. Mas o ciclista brasileiro Paulo da Luz mostrou que o treinamento em altitude no Brasil fez a diferença. Ele conquistou na última sexta-feira (06/06) a medalha de bronze na competição ao percorrer 18km em 23min e 45seg.

Além de Paulo da Luz, outro atleta que conseguiu bom resultado foi o paulista Diego Andrade que garantiu o sétimo lugar no Pan-Americano. Para enfrentar a altitude de Cuenca, a seleção brasileira juvenil treinou durante 21 dias no município de Urubici (SC), no Planalto Serrano de Santa Catariana a 1.822 m do nível do mar. Essa foi a primeira modalidade a treinar na cidade, que até o fim do ano abrigará um Núcleo de Base de Esporte de Alto Rendimento de Altitude.

Para o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Djan Madruga, o primeiro treino em altitude na cidade de Urubici já mostrou resultados. “Com o treinamento em altitude no Brasil nossos atletas mostraram que podem competir de igual para igual com países como Equador, Peru e Bolívia como foi visto nesse Pan-americano de ciclismo”. Isso resultou em uma medalha e com o centro instalado vamos ter mais medalhas em breve, comemora.