Com a brisa do mar

Atualizado em 13 de janeiro de 2008
Mais em

Por Odara Gallo
Foto Stefano Martini

O belo visual e a brisa que ameniza o clima quente do Rio de Janeiro atraíram cerca de 2.300 corredores para participar da segunda edição da Leblon Leme Avia. A prova é uma reedição de uma das mais famosas corridas de rua, que era realizada com o mesmo trajeto pela orla carioca na década de 1980.

Os 2.213 concluintes, sendo 690 mulheres e 1.523 homens, puderam percorrer os 8 km da orla mais famosa do Brasil sob uma temperatura considerada amena para essa época do ano, 26°C na largada, fator que facilitou a vida de quem iniciou há pouco tempo na corrida. “Escolhi participar dessa prova porque é uma distância intermediária entre os 5 e os 10 km”, disse Paula Schincariol, 28, fisioterapeuta, que começou a treinar há três meses por conta da vontade de participar da meia do Rio. “Como já corro os 5 km e ainda não me senti preparada para os 10 km, a prova foi a opção perfeita para aumentar aos poucos a minha quilometragem”, completou.

Paulo Roberto Maisonnave, 31, engenheiro, que escolheu a Leblon Leme Avia para estrear em provas e se motivar mais para os treinos, disse ter ficado surpreso com a organização que encontrou na corrida. “Um evento como esse tem uma grande estrutura e eu não sabia que seria assim. Achei bem interessante o caminhão do guarda-volumes que vai até o local da chegada”, contou.

A largada e a chegada em locais diferentes não exigiram cuidado maior apenas com a organização do evento. As assessorias esportivas também tiveram que montar um esquema especial para acompanhar os atletas. “O trabalho é maior para as assessorias, que precisam montar duas estruturas, mas vale a pena porque o pessoal gosta muito de correr aqui”, disse Thelma, treindora da Pro Limits.

Estréia em grande estilo
Não foram apenas os corredores iniciantes que escolheram a corrida para fazer sua estréia. A Avia também deu seu primeiro passo na prova carioca, que foi a primeira corrida oficial patrocinada pela marca no Brasil.

De acordo com o gerente de marketing da Avia, Pablo Oliver, a estréia não poderia ter sido feita em um palco mais iluminado. “Foi a ocasião ideal. Verão, Rio de Janeiro, Leblon Leme, tudo combinou e favoreceu o evento”, afirmou. “Fazer parte de uma corrida como essa faz com que possamos aproximar a marca do público que gosta de correr e mostrar a tecnologia que já é conhecida no mundo inteiro”, falou.

Para completar a festa, dois atletas patrocinados pela marca foram os campeões da prova: André Ramos e Rozilene Silveira. “Fiz o recorde da Maratona do Rio dez anos atrás e a prova também tinha a chegada aqui no Leme. Gosto de correr aqui”, disse André Ramos, poucos minutos depois de vencer a prova com o tempo de 25min07s. O atleta apontou o início da corrida como o trecho mais difícil. “Por ser uma prova toda plana, o começo é bem complicado, porque os atletas começam um pouco mais forte. Existe uma pressão psicológica”, contou.

Já a campeã entre as mulheres liderou a prova durante quase todo o trajeto e sentiu facilidade por causa do percurso plano. “Já vim preparada para ganhar. Como sou fundista em pista, costumo ir bem em provas planas com bastante reta”, falou a atleta, que esperava mais calor na Cidade Maravilhosa. “Me preparei para uma prova mais quente, mas o clima ajudou muito”, completou.

Mais esporte, menos drogas
Próximo às tendas das assessorias e das equipes esportivas, uma pequena estrutura montada chamava atenção. Lá, não se via colchonetes no chão e nem mesa com frutas posta, mas sim folhetos com informações preventivas sobre o uso de drogas e álcool. A idéia de utilizar o esporte como prevenção foi implementada pela vereadora Silvia Pontes, que correu a prova e faz questão de participar da maior parte dos eventos esportivos para divulgar os inúmeros projetos que aproximam os jovens do esporte.

“Sou uma atleta e já fui campeã brasileira de remo. Sei o benefício que o esporte traz e quero passar isso para os jovens. A idéia é fazer com que esse jovem substitua o prazer momentâneo e prejudicial que a droga proporciona pelo prazer do esporte, pela endorfina”, explica.

Confira o resultado completo.

:: Serviço
Leblon Leme Avia
Data:
13/01
Horário: 8h
Distância: 8 km
Clima: Quente e ensolarado
Temperatura: 27ºC (média)
Umidade: 86% (média)
Postos de hidratação: 3 (2 no percurso e 1 na chegada)
Vencedores:
Masculino
1º – André Luis Ramos (Avia) – 25min07s
2º – Adair José Henrique dos Santos (Filhos do Vento) – 25min17s
3º – Amauri Jose dos Santos Junior (Carioca Runners/ Sport Society) – 25min37s
Feminino
1ª – Rozilene Silveira de Jesus (Avia) – 29min47s
2ª – Shirleide Oliveira da Silva (Avia) – 30min20s
3ª – Celia Regina do Santos (Sport Society) – 31min03s