Com passaporte britânico

Atualizado em 10 de abril de 2012
Mais em

Por Renan Santiago

Com a intenção de ter mais chances de disputar os Jogos Olímpicos de Londres, em julho, o velocista Delano Williams, que nasceu nas Ilhas Turcos e Caicos, na região do Caribe, se naturalizou britânico.

Segundo a legislação do País europeu, os moradores das Ilhas Turcos e Caicos têm direito a um passaporte britânico por fazerem parte do terrirório do Reino Unido. O corredor, que já requisitou o seu, diz que o único caminho para os Jogos de Londres é a naturalização: “Se eu quiser ir para as Olimpíadas, é o que eu preciso fazer. Não posso ir com Turcos e Caicos (país não é elegível). Peguei o caminho que vai me levar ao meu objetivo que, de coração, é fazer parte do time britânico”, relatou em entrevista ao jornal Daily Mail, da Inglaterra.

De acordo com a regulamentação da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês), o caribenho poderá defender as Ilhas Turcos e Caicos em outras competições, como o Mundial Júnior, que será realizado em junho, em Barcelona.

A especialidade do atleta são os 200m rasos, prova que marcou 20s53, em fevereiro. Esse tempo seria suficiente para a disputa dos Jogos de Pequim e do último mundial. Delano deve ir à Inglaterra disputar a vaga olímpica, em junho.