Como se preparar para uma corrida de bicicleta?

Atualizado em 24 de novembro de 2022
Mais em ATIVO

Andar de bike é uma das atividades mais emocionantes que existe. Essa sensação, muitas vezes, está ligada à memória afetiva por ser um dos primeiros obstáculos a serem enfrentados e superados na infância. Mas, e quando essa brincadeira passa a ser encarada como um estilo de vida?

Neste artigo vamos falar sobre a construção de habilidades físicas e técnicas para ter êxito em uma corrida de bicicleta.

A importância de exercícios cardiovasculares

A bike é conhecida por promover diversas vantagens para o organismo, e todas elas estão relacionadas à melhora da saúde física e mental. O primeiro grande benefício de fazer cardio é fortalecer seu coração. O aumento da frequência cardíaca que ocorre durante essas atividades faz com que o músculo cardíaco trabalhe mais. Fortalecendo o coração, você pode diminuir a pressão arterial e prevenir o organismo contra problemas como trombose, infarto e AVC.

Outro benefício muito importante do treinamento cardiovascular é que ele é um excelente aliado para reduzir o estresse. Isso acontece porque durante o exercício o corpo produz maiores quantidades de dois importantes neurotransmissores: a serotonina e as endorfinas. Essas substâncias estão diretamente relacionadas a sentimentos de felicidade e bem-estar.

Para se aprimorar, é necessário treinar

Como em qualquer atividade, para se aprimorar deve haver disciplina, rotina e constância. O corpo humano é adaptável e precisa ser treinado de forma que, através do condicionamento físico, responda a diferentes situações que exijam dele maior desempenho. Mantenha o treino em um mínimo de uma hora e não tente fazer mais de um treino por dia. Com isso, você conseguirá um aumento no condicionamento que resultará em uma melhor qualidade de vida, pois a disposição aumentará.

Acessórios recomendados

Ao andar de bicicleta algumas cautelas devem ser tomadas, e isso vai além de apenas usar um capacete. Abaixo você encontra uma lista dos 4 principais acessórios recomendado para uma corrida com segurança:

Capacete

Luvas

Refletores e luzes

Óculos de proteção

Esses equipamentos são de extrema importância na vida de qualquer ciclista. Na Running Land – A casa do corredor – Running Land você encontra tudo o que precisa para pedalar com conforto e segurança.

Alguns eventos e provas para quem ama ciclismo

Como vimos até aqui, o ciclismo traz muitos benefícios para a saúde, mas, para quem já prática esse esporte, uma corrida de ciclismo é pura emoção, uma disputa cheia de estratégias, totalmente imprevisível, por isso essa modalidade vem crescendo cada vez mais.

Conheça algumas das principais provas para quem é fã de ciclismo.

Circuito Pedala Brasil

O Circuito Pedala Brasil promove o uso da bicicleta nas grandes cidades brasileiras. Pessoas de todas as idades pedalam juntas em um passeio de 10K, conhecendo a cidade de um ângulo diferente por estradas onde normalmente só os carros têm acesso. É um incentivo à mobilidade urbana e à qualidade de vida.

Só Quero Pedalar

O Só Quero Pedalar é um passeio para quem não é ciclista profissional, mas usa a bicicleta como atividade física, lazer e transporte alternativo. O percurso ciclístico de 10K é para toda a família. A largada se dá na zona oeste de São Paulo, tendo o parque do Povo como base. Além de São Paulo, compõem a série de passeios ciclísticos as demais cidades: Fortaleza, Salvador, Recife e Brasília.

Copa VO2

A Copa VO2 é um evento tradicional para ciclistas amadores que têm a estrada como pista, do calendário esportivo brasileiro. São 50 km de rodovia pela serra de Campos do Jordão, um circuito contagiante para os amantes de desafios. Seu público é fiel, qualificado e altamente engajado.

Triathlons

O triathlon tornou-se um esporte popular no Brasil nos últimos anos, por ser um esporte que se originou da combinação de três outros: natação, ciclismo e corrida, os atletas dessa modalidade encaram desafios de tirar o fôlego.

Veja algumas provas para os amantes de Triatlon:

Triathlon Internacional de Santos

O Internacional de Santos é uma das competições mais icônicas da América Latina. Uma prova única, palco de magníficas conquistas e destino de grandes campeões.  Com um percurso desafiador e estrutura de primeira, esse combo das três disciplinas olímpicas permite que o atleta viva a emoção indescritível de cruzar a linha de chegada de um triatlo.

Troféu Brasil

O Troféu Brasil é o maior circuito de triathlon da América Latina. São 4 etapas realizadas na cidade de Santos. Os competidores são de diversos países e idades — profissionais ou amadores. É a principal disputa da modalidade no Brasil. Existem 4 etapas — uma para homens, uma para mulheres e duas para homens.