Como você pensou que queria a sua corrida?

Atualizado em 03 de fevereiro de 2011
Mais em

Prova forte ou prova fraca? Como você pensou que queria a sua corrida? Que correr não é só sair por aí correndo, isso a gente já sabe. Agora, que o plano e o objetivo são formas de detalhar com precisão a vontade do corpo e mente, isso é novidade para muita gente.

Você já deve ter percebido que algumas vezes o resultado vem facilmente e, outras vezes, muito mais difícil. Para que tenha uma continuidade nos resultados e aumente a velocidade e resistência, é melhor planejar, na sua cabeça, o melhor do seu desempenho.
Tudo checado com o seu dia a dia e a qualidade de vida além, é claro, das sessões de treinos, mas, você não parou para pensar às vésperas da prova escolhida. O resultado veio e não foi exatamente o que desejava. Faltou algo?

Certamente que alguém ficou desavisado na história e, invariavelmente, esse alguém é o seu cérebro. Guardião de emoções fortes e surpreendentes, o cérebro é capaz de moderar arquitetadamente o medo e a fuga, apesar de não acreditarmos, o receio de acreditar em nós mesmos coloca-nos em situações que, se não pararmos para pensar, ficamos como a já famosa frase: Hoje não era o dia…

Existe de fato o dia “D” da corrida ou estamos acostumados a dar essa desculpa como uma forma de fugir do pensar, que não temos tanta intimidade?

Vamos pensar um pouco?

Pensando o que queremos, o milagre acontece. Você já desejou encontrar alguém e esse alguém apareceu assim, do nada? Você já imaginou realizar tal tarefa e a tarefa aconteceu no momento em que pensava. Certamente você deve ter se deparado com muitas situações que estavam associadas a algum pensamento.

Então, vamos além, na idade das cavernas, quando os homens desenhavam nas paredes o objetivo de suas caças no dia seguinte. Será que eles eram apenas sonhadores? Não, certamente que foram muito bem recompensados, tendo visto o fato de eu estar escrevendo aqui e agora o objetivo da leitura de milhares de corredores que almejam o mesmo que eu, e que sempre tive em minha carreira como corredor.

Senão o objetivo claro de conquistar uma corrida e, também, chegar à frente e melhorar o meu tempo, sempre foram os meus principais objetivos. Se nossos ancestrais não tivessem obtido êxitos, certamente esta escrita e a sua leitura não seriam possíveis.

Assim como muitos corredores de alto rendimento, obtive muitos frutos em minha carreira de corredor e digo a vocês que muitas vezes não conquistei o melhor por simplesmente ter entrado em alguns eventos no automatismo e imediatismo da vida moderna. Assim, certamente, não alcançamos nossos objetivos melhores.

Vamos elaborar a próxima corrida, como ela pode e deve ser?

Pense, então, com o seu desejo mais sincero: Quero ganhar a prova (é claro que para um atleta ganhar uma prova é necessário ter o treinamento e o tempo adequados para que isso ocorra), então, pense e visualize a sua vitória.

Em outra ocasião, escrevi sobre a proposta de querer encarar mais o seu objetivo, mas agora, o tema é mais evidente: Quero melhorar o meu tempo nos 10 km e, quando estiver na metade da prova, terei que passar por aquele momento de desilusão e ficar atento para encarar e passar muito motivado e determinado.

Vamos testar na próxima prova, daqui a três meses, quando seus pensamentos (e prova) estiverem bem elaborados e conscientizados?

Correr com consciência, determinação e objetividade.

Boas investidas nos resultados!

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.