Corredores de ouro dos 10 km

Atualizado em 02 de junho de 2008
Mais em

Por Carolina Botelho

A Maratona Internacional de São Paulo foi realizada nesse domingo, 1º de junho, sob garoa fina e frio, com temperatura entre 12ºC e 14ºC. Paralelamente aos 42 km e às provas de 10 km e 5 km abertas ao público em geral, a Mizuno realizou a Golden Runner 10k, corrida exclusiva para 400 convidados da marca que treinam em assessorias esportivas ou são alunos das academias Cia. Athletica e A!Body Tech, ganharam concursos culturais com as melhores frases sobre o tema “Por que eu sou um Golden Runner”, além de personalidades e jornalistas.

Retirada de kit vip
Os 400 corredores ganharam a inscrição gratuita e puderam se sentir verdadeiros corredores de ouro com a infra-estrutura montada pela Mizuno para eles. Para começar, a retirada de kit foi realizada à parte, em um lounge da Camargo Corrêa Empreendimento Imobiliário, na Rua Nicolau Barreto, no Brooklin. Lá, havia um reforçado café da manhã, com pães, queijos, frutas, sucos e energéticos, teste do pedígrafo, no qual é possível definir o tipo de pé (normal, cavo ou plano) e de pisada (neutra, supinada ou pronada). Também foi possível saber a taxa de gordura corporal com o teste de bioimpedância, medir a pressão arterial e conhecer a linha de roupas e tênis Golden Runner Mizuno.

O kit dos Golden Runners foi diferente do oficial da prova, pois havia dentro da sacola branca uma camiseta branca de manga curta Golden Runner, toalha, desodorante, pulseira dourada, chaveiro, isotônico, chocolate, squeze, sacolinha extra e boné.

Dia da prova
No domingo, 1º de junho, a largada da Golden Runners 10K foi realizada às 9h, na esquina da Avenida Jornalista Roberto Marinho com a Rua Califórnia. Mas os Golden Runners não tiveram que utilizar o transporte da linha de chegada, no Ibirapuera, até a largada. Isso porque o ponto de encontro do grupo foi novamente na Rua Nicolau Barreto, a partir das 7h. Lá, havia apenas frutas e sucos de caixinha. Aos poucos, monitores levaram os corredores de ouro para a largada em uma caminhada de 15 minutos.

O percurso da Golden Runner 10k foi o mesmo da prova oficial de 10 km, realizada dentro da maratona, que seguiu pela Ponte Estaiada, Ponte do Morumbi, Marginal Pinheiros, Avenida Juscelino Kubitschek, Túnel Tribunal de Justiça, e Avenida República do Líbano e Avenida Pedro Álvares Cabral.

Ao cruzar a linha de chegada, em frente ao Obelisco, os Golden Runners foram encaminhados para a tenda vip montada especialmente para o grupo. Lá, havia um brunch, com bolos, sanduíches e bebidas, massagem pós-prova, sorteio de prêmios, fotógrafo para tirar a “Golden Foto” e uma TV para assistir a elite correndo a maratona. Os brasileiros Claudir Rodrigues e Maria Zeferina Baldaia, primeiros colocados nos 42 km, foram muito aplaudidos pelos corredores de ouro.

Vencedores de ouro
Os vencedores da primeira Golden Runners 10k foi o baiano Sivaldo Santos Viana, com o tempo de 33min41s. Erinaldo Alves (34min23s), José Virgínio de Moraes (34min27s), Sidni Oliveira Rocha (34min36s) e Paulo Manoel Carvalho (34min50s) completaram o pódio dos cinco primeiros. “Já havia ganho duas provas de dez quilômetros em Americana, no interior de São Paulo, mas desta vez foi mais emocionante, por fazer parte de um evento do porte da Maratona. A largada foi a parte mais difícil, mas gostei muito do percurso e da temperatura”, disse Sivaldo.

Os cinco primeiros colocados da Golden Runners 10k ganharam vaga na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, produtos Mizuno e plano de assessoria esportiva na A!Body Tech ou Cia. Athletica, ambos até o final do ano, além de troféu e medalha. Os dois primeiros colocados por faixa etária também vão ganhar troféus, medalhas e kits Mizuno.

Os atletas José Telles de Souza e Marily dos Santos, que irão disputar a maratona olímpica esse ano, prestigiaram o evento. “Vim para participar da festa e adorei. Estou finalizando minha preparação para a Olimpíada e é muito gostoso esse contato com o público”, disse Marily.

Volta para casa
Depois, os Golden Runners foram levados de microônibus para o ponto inicial de encontro, onde puderam pegar seus carros e ir para casa depois de muito mimo e uma corrida com percurso inovador debaixo de forte chuvisco.