Corrida Batavo Pense Light

Atualizado em 01 de março de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Foi realizada na manhã deste domingo, dia 1º de março, a Corrida Batavo Pense Light, que marcou a abertura do circuito Corpore 2009. A prova reuniu cerca de 13 mil pessoas, que compareceram ao campus da USP para a disputa dos percursos de 5 e 12 km.

Nem o forte calor espantou os corredores, como a gerente administrativa Maria Cecília Tomé, 43. “O calor realmente estava muito intenso, o sol estava bem forte, mas os postos de hidratação estavam bem distribuídos, com bastante água gelada”, disse Maria, que completou.

“Hoje corri 5 km e gostei do percurso, foi bem diversificado, com algumas subidas e descidas, muito bom para correr”, concluiu a corredora, que marcou o tempo de 1h06min.

Para fugir do clima intenso, o assessor comercial, Nivaldo Misseo, 48, aproveitou as sombras do percurso. “A prova foi bem dura. Esse sol forte me fez dar uma diminuída no ritmo. O que ajudou foram as árvores. Nos quilômetros finais só corri embaixo das sombras”, disse Misseo.

Novidade
A prova deste ano teve uma novidade. Ao contrário do ano passado, as corridas de 5 km e de 12 km tiveram largada em horários e locais diferentes, visando a diminuição de pessoas aglomeradas nos metros iniciais.

O economista Paulo Figueiredo, 41, disputou a mesma prova em 2008, e aprovou a mudança. “Na minha opinião, é melhor separar sim. Os atletas que correm os 5 km vêm em um ritmo diferente, e dessa forma há aglomeração”, afirmou Figueiredo.

Fernando Paiva, 56, administrador, corre há 10 anos, e também aprovou a mudança. “Prefiro assim, todo mundo saindo junto aglomera demais. Separado é melhor, pois beneficia os atletas que disputam ambos os percursos.

Em boa companhia
Muitos atletas gostam de disputar as corridas de rua com um companheiro ao lado, como é o caso da administradora Lissa Tozzi, 35, e da publicitária Christiane Almeida, 45. Christiane corre há 10 anos, quatro ao lado da amiga.

“É bem legal ter uma companhia durante a prova. Nós começamos a correr juntas no Pinheiros, e até hoje estamos juntas”, afirmou a publicitária. Lissa também comenta sobre a companhia da amiga.

“É gostoso. No começo dá até para irmos conversando, mas depois de alguns quilômetros não dá mais”, disse administradora.

O dentista Cristiano Castilho, 30, também disputou a prova com um amigo, o professor de educação física Carlos Augusto. “Dá um ânimo a mais ter alguém ao lado, porque um puxa o outro, não deixa baixar o ritmo, ainda mais eu que corri com um personal trainer do lado”, brincou Castilho.

Solução para o calor
O verão costuma castigar os corredores, que têm que suportar o sol forte durante todo o percurso. Para não ter que encarar o clima intenso durante toda a prova, alguns corredores acreditam que a mudança de horário pode ser a solução.

“Costumo dizer que corrida de longa distância e calor não combinam, por isso, acho que talvez as provas disputadas no verão poderiam começar um pouco mais cedo. Na Disney, por exemplo, a largada é às 6h da manhã”, disse o economista Paulo Figueiredo, 41.

O supervisor Reinaldo Gomes de Souza, 47, também concorda. “A largada hoje foi às 8h. E acho que se começasse um pouco mais cedo, talvez às 7h, seria bem melhor, pois enfrentaríamos menos sol”.

Quem não gosta muito da idéia é o servidor público Júlio César Aranha, 30. “O calor estava realmente forte, mas o percurso tem bastante sombra, por causa das árvores. Moro em outra cidade, e acordar ainda mais cedo no domingo seria ruim”.

Elite
Quem não deu bola para o calor foi Célio Falcão. O atleta marcou o tempo de 37min01s e venceu a disputa nos 12 km.

“O percurso estava excelente, mas o clima quente e úmido prejudicou um pouco. Até os 6 km eu não estava muito bem, mas depois disso consegui achar o aquecimento ideal e me soltei na prova”, disse o campeão.

Na segunda posição ficou Sivaldo Santos Viana, com o tempo de 37min21s, seguido por Marcelo José da Silva, com 37min46s. Na quarta colocação veio Gilson Rodrigues de Miranda, com a marca de 37min46s. Logo atrás veio Fábio Luiz Santos, com 38min00s.

Entre as mulheres, a vencedora foi Beatriz Nascimento, com 45min00s. Na segunda colocação ficou Elizabeth Esteves de Souza, com o tempo de 45min48s, seguida por Roserene Ferreira de Moraes e Mara José Alves, que fizeram 47min15s e 48min36s, respectivamente. Para completar o pódio veio Maria Margarida Gomes, com 50min34s.

Nos 5 km, o vencedor entre os homens foi o queniano Wesley Chruiyot, com o tempo de 14min27s. Já entre as mulheres a vitória ficou com Janaína Aparecida Pinto Fernandes, com a marca de 17min34s.

:: Corrida Batavo Pense Light– SP
Data: 1º de Março de 2009
Horário: 8h
Distância: 5 e 12 km
Clima: Quente
Temperatura: 29ºC (média)
Umidade: 65% (média)
Inscrição: R$ 30,00 para associados da Corpore e R$ 40,00 para não-associados

Pódio 12 km:
Masculino: Célio Falcão, 37min01s; Sivaldo Santos Viana, 37min21s; Marcelo José da Silva, 37min46s
Feminino: Beatriz Nascimento, 45min00s; Elizabeth Esteves de Souza, 45min48s; Roserene Ferreira de Moraes, 47min15s

Pódio 5 km:
Masculino:
Wesley Kiprotich Cheruiyot (QUE), 14min27s; Ricardo Neves Costa (BRA), 14min29s; Francisco das Chagas Bezerra (BRA), 14min29s
Feminino: Jucimara Felix, 17min34s; Rosangela Figueiredo da Silva, 18min28s; Angelina das Graças Rafael, 18min35s