Corrida se torna aliada saudável no combate ao tabagismo

Atualizado em 30 de maio de 2014
Mais em

Largar o cigarro não é tarefa fácil. Isso é quase consenso. Apenas a vontade, às vezes, é insuficiente para vencer uma batalha que causou a morte de 100 milhões de pessoas somente no século 20, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, por exemplo, aproximadamente 200 mil mortes, todo ano, têm o tabagismo como causa. No Dia Mundial sem Tabaco, que é comemorado neste 31 de maio, o que se vê ainda é um cenário alarmante. Mas, um aliado ganha cada vez mais espaço entre aqueles que tentam parar de fumar: a atividade física. Não são poucos os exemplos de pessoas que trocaram as tragadas pelas caminhadas e corrida de rua.

++ VEJA MAIS
>> ASSISTA AO VÍDEO: CORREDOR FABIANO MARTUCCI DÁ DICAS PARA VOCÊ PARAR DE FUMAR

É o caso do ex-fumante e corredor Fabiano Martucci, que diz ter começado a fumar quando ainda tinha ’14, 15 anos’. “Nunca gostei de cigarro, mas fumava porque dava uma sensação boa. Final de semana, tomando cerveja, com certeza, fumava um maço tranquilamente por dia”, lembra. Aos poucos, porém, percebeu que precisava dar um basta no vício.

Pesquisas do Instituto do Coração (InCor) revelam que 78% dos fumantes querem se livrar do cigarro, e 30% desses estão dispostos a parar no mesmo instante. Muitos não conseguem. Por outro lado, a boa notícia é que “quem associa exercícios à interrupção do tabagismo fuma menos, suporta com mais facilidade e por mais tempo as inevitáveis crises de abstinência e não tem recaídas”.

Segundo especialistas, uma simples caminhada já faz com que haja liberação de endorfina, que gera sensação de prazer e bem-estar, e melhoras no organismo.  Foi justamente o que Fabiano Martucci fez. Procurou a corrida de rua. “Depois de 15 minutos, meia hora correndo, você percebe aquele bem-estar e começa a sentir prazer correndo. Troquei um vício por outro”, acrescenta. 

E você? Ainda fuma? Quer parar? Conheça algumas dicas que podem ajudá-lo a colocar ponto final nesse vício:

·         Pratique atividades físicas, em vez de fumar;

·         Alerte pessoas próximas sobre sua nova opção de vida;

·         Jogue fora maços, cinzeiros, isqueiros, fósforos;

·         Não desista na primeira tentativa, mas esteja preparado para os primeiros dias;

·         Procure ajuda médica, tratamento químico e psicológico;

·         Tenha muito cuidado com café, álcool, horários de fissura e companhia de fumantes;

·         Tenha sempre por perto água gelada, legumes e frutas cruas;

·         Escove os dentes imediatamente após as refeições

(Parte deste conteúdo foi parcialmente publicado na edição 95 da revista O2 Por Minuto de março de 2011)