Corrida também é cultura

Atualizado em 06 de janeiro de 2012
Mais em

Por Fernanda Silva

Para aproveitar as férias, nada melhor do que intercalar a leitura de um bom livro com seus treinos diários. Que tal ainda unir o prazer das ruas com o das páginas? Para isso, o O2 Por Minuto selecionou algumas obras que irão te proporcionar uma outra visão dessa prática esportiva. Confira:

1 – “Nascido para Correr – A experiência de descobrir uma nova vida” – McDougall, Christopher (Editora Globo)

Tudo começa com uma simples pergunta: por que meus pés doem? E Christopher McDougall estava de volta ao médico com mais uma lesão. É o início de uma aventura épica. A procura de respostas leva-o a investigar a história de uma tribo lendária, os Tarahumara, refugiada no mais inóspito canyon mexicano – e que ali sobrevivem, há séculos, graças à sua extraordinária capacidade de correr longas distâncias, sem nunca parar.

Com a ajuda de um misterioso corredor, Cavallo Branco, o autor descobre essa mais sobre esta raça de superatletas, que vivem numa sociedade onde a doença foi praticamente erradicada, e a corrida, a pé descalço, é o segredo de uma vida longa. Em ritmo trepidante, o autor alterna as suas viagens ao México com a história dos cartéis de droga que perseguem os Tarahumara, fala da ciência da corrida, dos lobbis das marcas esportiva – e de como os caríssimos tênis podem provocar as mais graves lesões.

2 – “A Semente da Vitória” – Cobra, Nuno (Editora Senac São Paulo)

O autor visa desenvolver a autoconfiança e segurança do leitor, mostrando que ele é capaz de vencer qualquer obstáculo para atingir o objetivo desejado. Para isso, Nuno Cobra conta histórias das antigas civilizações. O objetivo é ajudar as pessoas a descobrirem a extraordinária força que existe nelas, fazendo-as perceber-se mais fortes e capazes, possibilitando transformações inacreditáveis. “O que antes parecia impossível torna-se possível quando alguém se sente apto a transpor todos os obstáculos, conhecendo a sua verdadeira grandeza interior”.

3 – “Correr” – Echenoz, Jean (Editora Alfaguara / Objetiva)

Baseado em fatos reais, o livro narra a trajetória de Emil Zatopek, “A locomotiva”, um homem tímido e sorridente que mudou a história das corridas de média e longa distância. Segundo a Magazine Littéraire, o livro – que esteve por semanas na lista francesa dos mais vendidos – é “magnífico”. Para o jornal Le Monde, trata-se de um romance “elegante e divertido”.

A história é escrita de forma ágil, rápida, como se o próprio leitor participasse das façanhas de Zatopek. Echenoz, autor premiado, não descreve apenas seus grandes êxitos, vai das primeiras vitórias até sua consagração, nas Olimpíadas de Helsinque. Ele também nos conta suas dificuldades, primeiro sob a ocupação nazista, depois sob o stalinismo e, enfim, a Primavera de Praga, sob uma nova e esmagadora ditadura comunista que fez de tudo para bani-lo do esporte.

4 – “Operação Portuga – Cinco Homens e um Recorde a ser batido” – Filho, Sérgio Xavier (Editora Arquipélago)

Embora se passe entre treinos e competições, este não é apenas um livro sobre corrida. O esporte é o pano de fundo, mas o que está em jogo são histórias de pessoas, competições, superação e camaradagem. Em outubro de 2006, o empresário Amílcar Lopes Jr., o Portuga, realizou um feito memorável ao completar a Maratona de Chicago em 2h43min50s. A marca, extraordinária para um amador, fez dele uma espécie de lenda no circuito dos corredores de rua de São Paulo.

Desde aquele momento, Portuga se tornou o homem a ser batido. Algumas das maiores maratonas do mundo – Berlim, Boston, Chicago, Nova York e Paris – são o cenário ideal para a busca pelo recorde. Lelo, Guto e Tomás correm o mundo, literalmente, para derrubar o Portuga. A esse grupo junta-se mais tarde Felipe Wright e sua obsessão em terminar uma maratona abaixo de 3 horas. E ele chegou lá, com a ajuda de um amigo capaz de um gesto de pura e comovedora nobreza.

5 – “Segredos de um Ultramaratonista – Histórias do Campeão” – Nunes, Valmir (Editora Hemus)

Quando era criança, Valmir Nunes fez uma promessa: correr de Santos a Maresias, sem ao menos conhecer longas distâncias. Percebeu que ser ultramaratonista é como qualquer profissão, no seu interior você nasce sabendo o que quer. Este livro é um incentivo àqueles que, como ele, perseguem um sonho.