Cuide do corpo com Pilates

Atualizado em 28 de agosto de 2008
Mais em

Por Odara Gallo

Enviado como enfermeiro para a Primeira Guerra Mundial, o dançarino alemão Joseph H. Pilates desenvolveu um método para ajudar na recuperação de seus pacientes com os poucos recursos e aparelhos que possuía. Os exercícios criados tiveram resultados surpreendentes e chegaram até a livrar seus pacientes de uma forte epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos de treinamento da Inglaterra, em 1918. Foi aí que o método Pilates foi reconhecido.

Após a guerra, o sucesso dos exercícios de Joseph Pilates foi tão grande que ele passou a dar treinamento para a polícia de Hamburgo, na Alemanha. Em 1920, o dançarino montou uma fundação com aparelhos desenvolvidos especialmente para a prática do método e, desde então, o Pilates começou a ser conhecido no mundo inteiro.

Vantagens do Pilates
O Pilates é considerado um método diferenciado das outras atividades por ser um “exercício inteligente”. “A prática trabalha a consciência corporal por meio de princípios básicos como a respiração, a força, o alongamento, o equilíbrio e a concentração”, define Simone Geremia, sócia-fundadora e diretora do Studio de Pilates Sal da Terra de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A chamada consciência corporal é a chave dos benefícios que essa prática oferece, pois quanto maior o conhecimento do seu próprio corpo o praticante tem, mais específico e eficiente o exercício se torna. Com isso, é possível trabalhar problemas como dores crônicas, estresse, recuperação de lesões ou mesmo para aumento de força, alongamento e melhoria de performance de atletas.

“Pilates une qualidade de vida para o corpo e para a mente a resultados rápidos buscados pelos atletas”, explica Gláucia Mollo, professora de Educação Física formada na modalidade pela The Piltaes Studio Brasil e coordenadora do Studio Pilates da Companhia Athletica.

Como funciona
O princípio da prática é iniciar o trabalho dos músculos de dentro para fora, ou seja, exercitando primeiramente os músculos do centro do corpo, como os abdominais, os que ficam próximo à coluna e também os das costas. A partir da força adquirida nos músculos centrais, as áreas mais periféricas, como braços e pernas, começam a ser mais facilmente trabalhadas e com mais eficiência.

Outro diferencial do Pilates é que o número de repetições de cada exercício é menor, mas sem perder em eficiência. Isso é possível porque a técnica foi desenvolvida para trabalhar a força e a velocidade igualmente na “ida” e na “volta” de cada movimento e o nível de aproveitamento é o dobro.

Benefícios
:: Aumento de força, resistência e flexibilidade;
:: Melhora da postura;
:: Melhora do equilíbrio muscular;
:: Desenvolvimento de concentração;
:: Controle de respiração;
:: Aumento da consciência corporal;
:: Alívio de tensões e dores crônicas.