Dia D para Contador e a UCI se aproxima

Atualizado em 22 de março de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

O prazo está se esgotando e, ainda esta semana, iremos descobrir qual a conduta da UCI (União Ciclística Internacional) em relação ao caso Contador. A entidade tem até está quinta-feira para recorrer da decisão da RFEC (Federação Espanhola), que inocentou o ciclista e o liberou para voltar às competições.

Na última semana, Pat McQuaid, presidente da UCI, disse ao VeloNews que os advogados estudavam o processo de Contador e que ainda não era o momento para se manifestar.

Enquanto não existe pronunciamento, Alberto Contador (Saxo Bank) segue com sua temporada. Após competir na Volta de Algarve, ser campeão na Volta a Murcia, o ciclista espanhol está competindo na Volta da Catalunha, que começou nesta segunda-feira e termina no próximo domingo.

Contador tem intenção de competir no Giro d´Italia, mas não poderá cravar sua presença na grande volta italiana se acontecer um recurso da parte do Tribunal Arbitral Esportivo (TAS).

“Nós não temos uma indicação de que a UCI irá decidir e recorrer”, disse o porta-voz da Saxo Bank, Anders Damgaard. “Nós apenas podemos esperar e ver se há um recurso, então poderemos tomar as decisões certas sobre a situação.”

A esperança de Contador aumentou depois que o dinamarquês Philip Nielsen foi inocentado pela federação de seu país mesmo após testar positivo para clembuterol no Tour do México. Nielsen argumentou que a droga entrou em seu organismo após ingerir uma carne contaminada.

“O conselho (da Federação Dinamarquesa) descobriu que a substância vinha da ingestão de alimentos, e que Philip Nielsen não foi negligente e não estava escondendo algo”, disse um comunicado da assessoria da entidade.

Esta decisão vem na sequência de um pronunciamento das autoridades holandesas que aceitaram a defesa de um ciclista por acusações semelhantes.

AMA ainda pode recorrer

Independente da posição da UCI, a AMA (Agência Mundial Antidopagem) tem mais três semanas para apresentar um recurso sobre o caso para o TAS.

“A AMA tem recebido o arquivo referente ao caso Contador e está atualmente a revendo os documentos”, afirmou a agente Catherine Coley ao VeloNews. “Uma vez que a UCI não tenha chegado a uma decisão, a AMA tem mais 21 dias para determinar se deve ou não usar seu direito autônomo de utilizar o recurso no TAS.”