Disciplina com Fernanda Keller

Atualizado em 18 de dezembro de 2007
Mais em

Por Odara Gallo

Aos 43 anos, a triatleta Fernanda Keller continua a impressionar por sua determinação e conquistas esportivas. Ela foi uma das pioneiras do triatlo no Brasil, na década de 1980, quando ainda cursava a Faculdade de Educação Física na UFRJ.

Ela atribui sua dedicação extrema ao esporte ao estilo de vida saudável e o contato com a natureza que a atividade proporciona. Com todo empenho e amor pelo esporte, a aparição de resultados positivos foi uma questão de tempo. “Sempre gostei de esportes, mas quando comecei no triatlo, o objetivo era ter um estilo de vida saudável. E o legal é que isso se tornou minha profissão, em conseqüência dos meus excelentes resultados”, afirmo a triatleta. “Treino de cinco a oito horas por dia, uma média de 30 km de natação por semana, 400 a 500 km de bike e 90 km de corrida, além da musculação e massagens. É preciso ter muita concentração e disciplina”, completou.

Entre os benefícios que o esporte traz para o praticante, Fernanda aponta os que ela considera mais importantes, como a possibilidade de estar sempre bem-condicionado. “Os benefícios de ser atleta são infinitos para quem tem a alma de um atleta. O fato de você estar sempre bem-condicionado e em forma não tem preço. O melhor é que, para obter esse resultado, você tem que fazer o que ama: nadar, pedalar e correr”, disse Fernanda.

Corrida no coração
Apesar da paixão pelos três esportes, Fernanda confessou que a corrida traz uma sensação especial. “Correr para mim é viver. É o meu ar, minha energia, meu maior prazer. A liberdade de correr e ser capaz de fazer isso por muitas horas é sensacional”, falou.

Mas a atleta não se contentou em desfrutar os benefícios do esporte sozinha. Fernanda fez questão de difundir a oportunidade para mais pessoas sentirem como a prática de esporte pode trazer uma vida melhor, por meio do Instituto Fernanda Keller, voltado para crianças de 7 a 17 anos.

“Sempre falo que troféus na prateleira não têm muito valor, mas transformar isso em milhares de oportunidades para que crianças e jovens possam também ter um vida melhor e mais digna faz sentido”, afirmou.

“O Instituto veio para realizarmos ações de cidadania por meio do esporte. Esses são os melhores resultados que um atleta pode trazer para o seu país. Precisamos de educação, esporte, saúde e muito mais oportunidades para todos os brasileiros”, completou Fernanda Keller.