Eco Run: sol, chimarrão e energia

Atualizado em 01 de outubro de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

Foto Christian Jung

 

Mais uma vez o bom tempo favoreceu o Circuito Eco Run. Depois de uma semana de chuva intensa em Porto Alegre, o domingo amanheceu com céu claro, sol forte e brisa fresca às margens do Rio Guaíba. Cerca de mil participantes largaram neste domingo, dia 30, na Usina do Gasômetro para percorrer os 10 km.

 

O fisioterapeuta Alexandre Simões Dias, 34, estava animado. “A estrutura do evento é surpreendente, é diferente das corridas que temos por aqui. As pessoas vêm em família, porque o clima é de festa e vai além da competição, ainda mais em um dia de sol como este”, disse.

 

A largada foi dada pontualmente às 9h, logo depois de uma sessão completa de alongamentos, coordenada pelos instrutores da academia Body One. Até exercícios de respiração utilizados na prática de yoga fizeram parte da preparação. O percurso plano e o asfalto em bom estado fizeram a diferença, principalmente para os iniciantes.

 

Rita da Cunha Pinto, 37, participou pela primeira vez de uma corrida e ficou satisfeita com o resultado. “Até os iniciantes conseguem terminar uma prova como essa, já que a sinalização e a motivação do staff, no meio do caminho, ajudam a seguir em frente”, afirmou. E garantiu manter o pique para as próximas. “Fiquei tão feliz em participar e completar a prova que já vou me preparar para outras corridas”.

 

Gustavo Caurio foi o vencedor desta quinta etapa. Cruzou a linha de chegada em 30min44s, seguido de perto por Tauro Suzin, que chegou em 30min51s. Rudimar Campos marcou 32min05s e ficou com a terceira colocação. No feminino, Eleni Stropper foi a campeã e finalizou a prova em 38min06s. Maria Elaine veio logo depois e Neli Rosa de Oliveira foi a terceira colocada.

 

O evento contou com o patrocínio da Honda, Reebok, Medley, Caloi e Energil C. Gustavo Toledo, supervisor de Trade Marketing, além de representar a Energil C, já havia corrido a etapa de Curitiba e repetiu a dose em Porto Alegre. “Pratico o esporte e, como venho a trabalho, nem sempre consigo correr. Mas mais uma vez deu certo: participei e gostei do percurso, muito bonito”, afirmou. 

 

Tradições gaúchas

Um costume bastante tradicional em Porto Alegre é tomar o chimarrão, bebida típica dos pampas. E na corrida não foi diferente. Muita gente levou o kit com garrafa térmica, água quente e cuia, para preparar e beber na hora, antes e depois de correr. Eduardo Santos, 40, economista, explica o porquê. “O chimarrão hidrata, além de servir como estimulante. Ainda por cima, é um fator de sociabilização entre as pessoas aqui no Sul”, finalizou.

 

 :: Serviço

Data: 30 de setembro

Horário: 9h

Local da largada: Usina do Gasômetro

Distância: 10 km

Clima: sol

Temperatura: entre 18º C e 23º C

Umidade: 68%

Postos de hidratação: 4 (um a cada 2,5 km)

Vencedores:

Masculino

– Gustavo Caurio – 30min44s

– Tauro Suzin – 30min51s

– Rudimar Campos– 32min05s

Feminino

– Eleni Stropper – 38min06s

– Maria Elaine – 38min28s

– Neli Rosa de Oliveira – 38min38s