Etapa do XTerra Brazil Tour chega a Ilhabela

Atualizado em 14 de setembro de 2011
Mais em

Um dos únicos município-arquipélago marinho do país, Ilhabela completa 206 anos em setembro com uma série de atividades e, dentre elas, o triathlon cross-country. A 7º etapa do XTerra Brazil Tour 2011 reunirá cerca de 2 mil pessoas, nas provas de Triathlon – 1,5 km de natação, 29 km de mountain bike e 9 km de corrida, Swim Challenge – 1,5 km e 3 km, Night Run 9 km e 18 km e na XTerra Endurance 50k.

Com um território de 337,5 km², São Sebastião é a principal ilha de Ilhabela e onde está localizada a Praia de Perequê, local das provas. Chega-se ao Perequê pelo Canal do Toque-Toque com 18 Km de extensão e largura variável entre dois e cinco quilômetros através do serviço de balsas. As diferenças altimétricas são responsáveis pela existência de microclimas com temperaturas mais baixas nas montanhas e clima quente junto ao mar.

Com largada no sábado, dia 24, às 9h, o Triathlon de Ilhabela é um dos percursos mais difíceis do Circuito. Logo após terminarem a prova de natação na Praia do Perequê, os atletas seguem para o circuito de mountain bike que é realizado nas montanhas com uma rota de obstáculos e terreno altamente acidentado. Para finalizar o desafio, mais 9 Km de corrida em trilhas.

Os cinco primeiros colocados na categoria profissional (masculino e feminino) recebem troféus e R$ 8 mil de premiação em dinheiro. Na categoria amador os primeiros três colocados (respeitando a faixa etária entre homens e mulheres) recebem medalhas. No revezamento, as três equipes vencedoras também recebem medalhas. Na categoria PNE, considerando feminino e masculino, serão premiados os três primeiros colocados. Todos os demais recebem medalhas Survivor pela participação.

No mesmo dia será realizada a inédita XTerra Endurance, com 50 Km e largada às 16h. A ultramaratona atravessa a ilha até a Praia de Castelhanos, onde fica a marca de 25 km. No percurso, cachoeiras, rios e praias fazem parte do desafio de atletas que passam pela comunidade caiçara de Canto de Ribeirão e chegam a 700 metros de altitude.

Para aqueles que vão participar das provas de 9 e 18 km da Night Run as largadas sãs às 18h e 19h, respectivamente, os atletas possuem como desafio correr na mata, enfrentar os obstáculos naturais e sem a claridade do dia. No domingo, dia 25, é a vez do Swim Challenge, realizada na Praia do Perequê, nas distâncias de 1,5 km e 3 km.