Fábio Carvalho e Carla Moreno vencem na USP

Atualizado em 04 de maio de 2008
Mais em

Os campeões de 2007 e vencedores da etapa inicial desta temporada, Fábio Carvalho e Carla Moreno, venceram a segunda etapa do 18º Troféu Brasil de Triathlon, neste domingo (4), em São Paulo. A prova foi realizada na Cidade Universitária da USP e reuniu 732 atletas de todo o País, além da Argentina e da França.

Iniciada sob um frio de 13 graus, a competição foi marcada por várias histórias de recuperação. De todos os atletas que subiram ao pódio, somente Fábio Carvalho não teve dificuldades para comemorar a nova conquista e, mais uma vez, teve no pedal o seu diferencial, abrindo vantagem sobre os rivais.

O triatleta de Mogi-Mirim e que mora em Santos completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 2h02min12s, dois minutos e 10 segundos à frente do goiano Santiago Ascenço, bicampeão em 2004 e 2006 e vice no ano passado.

Já Carla teve um começo de disputa acirrado com Sandra Soldan e no ciclismo sofreu uma penalidade, sendo obrigada a ficar um minuto e meio parada. Mas a desvantagem não a abateu e ela voltou forte para vencer com quatro minutos de dianteira sobre Vanessa Gianinni, de Campinas, que repetiu o resultado da etapa inicial.

Na prova masculina, Fábio saiu em terceiro lugar da natação, um minuto atrás do francês Benjamim Sanson, que tem experiência olímpica e passa uma temporada no Brasil, e da revelação Marcus Fernandes, novo campeão pan-americano sub-23. No ciclismo, o triatleta estrangeiro teve o pneu de sua bike furado e foi obrigado a abandonar a disputa. Daí em diante, Fábio assumiu a ponta e abriu boa diferença aos adversários. Santiago, que saiu em 11º lugar na natação, dois minutos atrás de Fábio, entregou a bike já em segundo, com um minuto de diferença, mas na corrida, o atual campeão não foi alcançado e o atleta de Goiás sentiu o esforço feito no pedal.

No grupo de trás, outros dois exemplos de recuperação, com o santista Bruno Matheus e o argentino Ezequiel Morales, que ultrapassaram muitos concorrentes em corridas fortes, para chegarem em terceiro e quarto lugares, respectivamente. O pódio foi completado com o catarinense de Balneário Camboriú.

Na disputa feminina, Carla Moreno não se abateu com a a penalidade durante o ciclismo, assumiu a ponta na transição para a corrida e daí até a chegada. A competidora fechou a disputa em 2h18min51s, quatro minutos à frente de Vanessa Gianinni, de Campinas.

A disputa reviveu bons momentos de duas triatletas que já defenderam o Brasil em duas olimpíadas, a rivalidade entre Carla e Sandra Soldan, de Niterói. A atleta fluminense liderou a natação, sempre com a atual hexacampeã ao lado. No pedal, Carla levou o cartão durante a disputa pela ponta.

“Eu levantei após a curva para pegar impulso, não vi a Sandra me passando e o fiscal entendeu como reação. Fiquei um minuto e meio parada, mas fui atrás e me recuperei. Para quem quer completar um Ironman daqui a três semanas, tem de se superar a cada minuto e encarar as adversidades para melhorar”, comentou Carla. Na terceira posição ficou Fernanda Garcia, atual vice do Troféu Brasil.

A próxima prova do circuito será disputada em Goiânia, no dia 29 de junho, e as inscrições já podem ser garantidas on-line no ativo.com. A quarta etapa do ranking será, novamente, na USP, no dia 24 de agosto. No total, serão sete disputas, as três últimas em Santos.

Resultados

Masculino

1- Fábio Carvalho (Herbalife/PowerBar/Mizuno/Oakley/Merida), 2h02min12s
2- Santiago Ascenço (Halixistar/Mizuno/Gov. Goiás), 2h04min22s
3- Bruno Matheus (Angio Corpore/Semes/Unimonte), 2h06min26s
4- Ezequiel Morales (Nutrilatina Age), 2h06min35s
5- Igor Fonseca Amorelli (CPH), 2h06min56s

Feminino
1- Carla Moreno (Pão de Açúcar/Nike/PowerBar/Pref. de Santos), 2h18min51s
2- Vanessa Gianinni (Isma/Pro Auto/ Mizuno), 2h22min49s
3- Fernanda Garcia (Stolt Haven/Unimonte/Saucony/Sest Senat), 2h25min39s
4- Maria Soledad Omar (Nutrilatina Age), 2h26min04s
5- Sandra Soldan (Pão de Açúcar/Mizuno/Nutrilatina), 2h26min48s