Flávio Cardoso vence o Prólogo do Giro do Interior

Atualizado em 16 de março de 2011
Mais em

Por Leandro Bittar

Depois de ver a liderança escapar por centésimos de segundo em 2010, o ciclista Flávio Cardoso, o Baiano, não deu chances aos rivais desta vez e foi o mais rápido no prólogo do 4ª Giro Internacional do Estado de São Paulo, disputado com base no munícipio de Barra Bonita.

Cardoso, ciclista da equipe Funvic/Marcondes César, de Pindamonhangaba, precisou de apenas 1min05s339 para percorrer o percurso de 1.100 metros na Avenida Pedro Ometto, ao lado do Rio Tietê, no centro da Estância Turística de Barra Bonita.

O resultado deu ao atleta o direito de vestir a camisa cor de rosa, de líder geral da competição. No prólogo do ano passado, Flávio Santos empatou com o argentino Jorge Giancinti, mas o estrangeiro acabou ficando com a camisa rosa após o desempate na casa dos centésimos de segundos.

Desta vez, a história contou a favor de Baiano, que superou Gregory Panizo – o campeão da Volta de SP e algoz de Cardoso na ocasião – por apenas 0s122. A rivalidade entre os dois se realçou quando Panizo tirou a liderança de Baiano na Volta de SP na penúltima etapa da volta paulista, com um ataque na Serra de Campos do Jordão.

“É importante vestir a camisa de líder logo no primeiro dia da competição. Temos uma forte equipe e vamos brigar para manter a camisa”, afirma o atleta de 30 anos natural de Eunápolis (BA), que no ano passado terminou o Giro na sexta colocação geral.

RECORDE DE INSCRITOS

A primeira edição do evento foi realizada em 2008 e reuniu 74 ciclistas. A edição 2011 registrou recorde de inscritos com 121 ciclistas de 22 equipes do Brasil e de outros 10 países. A competição em Barra Bonita reúne atletas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Cuba, Estados Unidos, Austrália, Holanda, Hungria e Bielorússia.

“Estamos todos muito felizes com o sucesso do Giro do Interior. Temos um recorde de inscritos e tivemos uma boa presença de público prestigiando o Prólogo. Fazer a abertura do evento no início da noite no centro da cidade foi uma ótima idéia”, comemorou André Pulini, idealizador e organizador do evento que também disputa a prova pela equipe São Lucas/Giant/Americana.

“Sou incentivador do esporte. Minha administração é voltada para a Educação e para o Esporte. Conheço o André Pulini desde pequeno e ele sempre foi um atleta exemplar. Quando ele trouxe para nós a inspiração desse projeto, abraçamos a ideia de sediar o Giro do Interior de SP em nossa cidade”, declarou o prefeito da Estância Turística de Barra Bonita José Carlos Teixeira.

OS 5 PRIMEIROS DO PRÓLOGO (1,1km):

1 Flávio Santos (Funvic/Marcondes César/Pindamonhangaba) 1min05s339
2 Gregory Panizo (Clube DataRo de Ciclismo) 1min05s461
3 José Eriberto (Padaria Real/Caloi/Sorocaba) 1min05s978
4 Thiago Nardin (São Fco Saúde/KHS/Rib. Preto) 1min06s066
5 Alvimânio Chagas (FW Eng./Amazonas/Três Rios/Trotz) 1min06s096

A competição continua na manhã desta quarta-feira, 16/03, com 122 km com saída e chegada em Barra Bonita, passando pelas cidades de Macatuba e Mineiros.