Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os flexores do quadril são um grupo de músculos que inclui os músculos dos quadris e da parte superior das coxas. Na corrida, são eles os responsáveis pelo movimento de subida dos joelhos para o peito e das pernas da frente para trás.
Muitos exercícios e movimentos específicos do esporte exigem uma amplitude de movimento, além de controle na extensão do quadril. Por isso, ter os flexores do quadril “encurtados” pode inibir a capacidade de estender o quadril, prejudicando a biomecânica da corrida e o desempenho.
Como muitas pessoas passam a maior parte de seus dias de trabalho sentadas, os flexores do quadril podem ficar tensos e propensos a lesões. Então, corredores devem prestar atenção especial ao alongamento desse grupo muscular.
Não basta só fortalecer os glúteos e os isquiotibiais; você precisa melhorar a extensão do quadril. E a melhor abordagem para reativar e desenvolver a extensão do quadril é liberar e restaurar o comprimento dos flexores do quadril.
Muitas vezes, um simples alongamento dos flexores do quadril, imediatamente seguido por exercícios de extensão do quadril, pode ser suficiente para quebrar o ciclo de inibição. Quando realizado regularmente, você começará lentamente a recuperar a mobilidade total do quadril.
Um estudo publicado na NIH (National Library of Medicine) se propôs a analisar como o equilíbrio da força muscular do quadril está associado à economia de corrida em corredores de resistência treinados recreativamente. Segundo a pesquisa:
A economia de corrida pode estar relacionada à maior força muscular flexora do quadril, em relação à força muscular extensora, e não à força muscular absoluta.
Isso mostra que os exercícios de flexibilidade que promovem a extensão muscular da região podem ser muito úteis para o desempenho. Ainda segundo a pesquisa, “treinadores e atletas devem considerar a implementação de exercícios dos músculos flexores do quadril para aumentar a razão de equilíbrio funcional”.
Nesse sentido, exercícios de alongamentos para flexores do quadril podem não só mantê-los fortes e flexíveis, mas maximizar sua mobilidade do quadril também, colaborando para a economia de energia na corrida.
Seus quadris são articulações importantes que precisam de cuidado e atenção. Exercícios como esses ajudarão a mantê-los fortes e estáveis. No vídeo a seguir, selecionamos três exercícios que podem ajudar na flexibilidade e na mobilidade da região:
Essas são apenas indicações que podem ser adicionados a uma rotina de treinamento bem orientada. Para adicioná-los em sua preparação, converse com o seu treinador sobre a melhor forma de equilibrar estes exercícios com a sua rotina.
O conteúdo técnico de todos os vídeos desta série especial foram supervisionados por Luciano D’Elia, pioneiro em treinamento funcional no Brasil, fundador do sistema de treinamento CORE 360º e preparador de atletas de elite.
Compartilhar link