Fortaleça o coração

Atualizado em 11 de setembro de 2008
Mais em

Por Thays Biasetti

As doenças cardiovasculares fazem parte da lista de males da vida moderna. Mais de 12 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo em conseqüência de problemas cardíacos. No Brasil, por exemplo, para o Ministério da Saúde, cerca de 30% das mortes são causadas pelas doenças cardiovasculares. Esse número vem aumentando também entre as mulheres. Desde 1984, a taxa de mortalidade no país por problemas no coração é maior em mulheres do que em homens. Para se ter uma idéia, o número de pessoas do sexo feminino que morre de doenças cardíacas é seis vezes maior do que aquelas que falecem por causa de câncer de mama. A urbanização e a modernização das cidades levaram a uma mudança no estilo de vida e na alimentação da população, o que causou o aumento no número de pacientes que sofrem de algum problema no coração.

Os principais fatores de risco dos problemas cardiovasculares são obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, fumo, estresse e colesterol alto. Para manter a saúde do coração, é necessário levar uma vida regrada, não fumar ou beber em exagero, comer alimentos saudáveis e com pouca gordura, fazer exercícios físicos e relaxar. Algumas pessoas precisam também tomar remédios para conseguir controlar a pressão ou o colesterol.

Mas existem também tratamentos alternativos para ajudar no problema, e o Yoga está entre eles. Além de ser um exercício físico e ajudar a acalmar a ansiedade para controlar a alimentação, algumas posturas podem ajudar a melhorar a saúde do coração. “Todos os asanas trabalham o sistema cardiovascular. As práticas mais intensas são melhores ainda, pois não param entre um e outro, fortalecendo o coração”, disse Clizia Bosatelli, professora do Sattva Studio, em São Paulo.

Como o prana circula pelo corpo com a prática de Yoga, a energia estagnada nos órgãos é liberada, fazendo com que o organismo funcione mais perfeitamente. Isso inclui o coração. Também é promovida uma maior irrigação sangüínea por todos os órgãos. “O Yoga é a única forma de exercício físico, por exemplo, que permite a pessoa ficar em posição de cabeça para baixo (abaixo do nível do coração) em permanência e isto favorece tremendamente a região de órgãos superiores do corpo como coração, pulmões, cérebro e glândulas endócrinas desta região importantes como a hipófise”, disse Sandro Bosco, professor do Yoga Dham, em São Paulo.

Por ser um exercício mais leve do que uma corrida, por exemplo, o Yoga também pode ser praticado por pessoas com alguma limitação cardiovascular não muito grave. Mas deve-se tomar cuidado, pois não se podem generalizar deficiências cardiovasculares. Como estes problemas podem ser congênitos ou decorrentes de um estilo de vida inadequado, é necessária uma avaliação médica geral.

Asanas para o coração
O Yoga é um exercício que abrange todo o ser e qualquer asana pode ajudar a fortalecer o coração, por melhorar todo o corpo. Mas alguns são melhores do que outros, como as retroflexões, que são indicadas para esse fim. “As retroflexões em geral são muito boas, pois abrem o peito e trabalham o chakra do coração. Indico bastante Ustrasana, Urdhva Dhanurasana e Bhujangasana”. Sandro também indica algumas posturas para pessoas com problemas cardíacos. “Sarvangasana, Halasana e retroflexões adequadas a cada caso, pois promovem maior irrigação sanguínea e combatem a hipertensão arterial. Sarvangasana e Halasana porque também reduzem o batimento cardíaco acalmando o sistema nervoso”, completou.

As extensões do músculo do peito fortalecem a região, melhorando a elasticidade do coração. “Os músculos do coração estão ligados à região torácica e estes asanas dão flexibilidade às vértebras torácicas, bem como a todos os músculos desta região, favorecendo a resistência às doenças do coração. Naturalmente que estes asanas devem ser adequados à condição física de cada pessoa”, explicou Sandro.

Entre uma postura e outra, Clizia recomenda realizar o Vinyasa do Power Yoga para se manter aquecido e trabalhar o cardiovascular. “Faça os asanas e toda vez que terminar um, antes de começar o próximo, realize a seqüência do Vinyasa, que começa com Chaturanga Dandasana, passa para Urdhva Mukha Svanasana e termina com Adho Mukha Svanasana”, finalizou Clizia.

Lembrando sempre que é necessário procurar um professor que possa orientar na prática das posturas mais adequadas a cada caso. Especialmente, pessoas com doenças mais graves.

Confira as posturas sugeridas pelos professores

Ustrasana (Postura do Camelo)
Fique de joelhos mantendo as costas perpendiculares ao solo. Leve o quadril um pouco para frente, sem mexer as costas. Pressione o peito dos pés firmemente no chão. Coloque as mãos nos glúteos, com os dedos para baixo. Vá levando as mãos para baixo o máximo possível, escorregando pelas pernas. Se conseguir, segure os pés com as mãos. Estufe o peito para cima, tomando sempre cuidado para que o quadril não saia da posição perpendicular. Mantenha a postura por três a cinco respirações.

Urdhva Dhanurasana (Postura do Arco Elevado)
Deite-se de costas com o corpo esticado. Dobre as pernas e coloque os pés no chão, com o calcanhar próximo aos glúteos. Coloque as palmas das mãos no chão, ao lado da cabeça, com os dedos virados para os pés. Inspire e eleve todo o corpo com ajuda dos braços. Mantenha por algumas respirações.

Bhujangasana (Postura da Cobra)
Deite-se de barriga para baixo com as pernas e os pés estendidos. Coloque as mãos no solo embaixo dos ombros. Inspirando, vá estendendo os braços até que fiquem completamente estendidos. Não tensione o ombro e mantenha a cabeça olhando para frente. Fique na postura por algumas respirações.

Sarvangasana (Pouso sobre os Ombros)
Deite-se de costas no mat. Estenda os braços ao longo do corpo. Dobre os joelhos, deixando os pés próximos aos ísquios. Pressione as mãos no chão e tire os pés do chão. Continue levando os pés em direção ao teto, curvando as costas. Inspire, levante o quadril do chão e estique as pernas para cima. Coloque os cotovelos no chão e as mãos nas costas para apoiá-las. Deixe o peso sobre os ombros e não sobre o pescoço. Mantenha-se na postura por algumas respirações.

Halasana (Postura do Arado)
Quando estiver no Sarvangasana, expire e vá levando as pernas para trás. Tente manter seu torso perpendicular ao solo. Estique bem as pernas e coloque os dedos dos pés no chão, ficando dobrado para trás. Tente levar seu quadril mais para cima. Se quiser, pode colocar as mãos no chão. Mantenha a postura por algumas respirações.

Chaturanga Dandasana (Postura dos Quatro Apoios)
Deitado de barriga para baixo, coloque as mãos apoiadas no chão na altura dos ombros. Dobre os dedos do pé, e levante o tronco quando inspirar mantendo o corpo reto e paralelo ao solo. Preste atenção ao ombro e pescoço. Mantenha a postura por algumas respirações.

Urdhva Mukha Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Cima)
Deite-se de barriga para baixo com as pernas e os pés estendidos. Coloque as mãos no solo embaixo dos ombros. Inspirando, vá estendendo os braços até que fiquem completamente estendidos. Tire os quadris e as pernas do chão, ficando apoiado apenas nas mãos e no peito do pé. Preste atenção para não tensionar o ombro e mantenha o pescoço em ângulo reto. Fique na postura por algumas respirações.

Adho Mukha Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo)
De pé, olhe para baixo, coloque as mãos no chão com os braços paralelos à cabeça. Os joelhos devem estar na mesma distância do quadril e as mãos na mesma do ombro. Com mãos firmes no chão, levante os joelhos e leve a pélvis em direção ao teto, formando uma letra A. Mantenha as costas retas.