González leva mais um ouro para Cuba

Atualizado em 21 de julho de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

A cubana Yumari González conquistou a medalha de ouro na prova de estrada nos Jogos Pan-Americanos, que são realizados no Rio de Janeiro. A ciclista completou os 78 km do percurso predominantemente plano em 2h04min52s, em vitória decidida nos sprint final.

No mesmo pelotão chegou a mexicana Belém Guerrero Mendez, medalha de prata na competição, e a venezuelana Danielys Garcia, que ficou com o bronze.

A melhor brasileira na competição foi Janildes Fernandes, quinta colocada na prova. A ciclista admitiu que faltou fôlego no final da prova e, por isso, não conseguiu nenhuma medalha. "Foi um sprint muito longo. Faltou energia e um melhor posicionamento", resumiu.

A equipe do Brasil foi formada inteiramente pelo clã Fernandes. Além de Janildes, sua irmã Clemilda e sua prima Uênia estiveram na prova. "Nós três estávamos muito bem, mas todo mundo estava nos marcando. Ficou muito difícil", declarou Uênia.

A ciclista, inclusive, tentou uma fuga restando três quilômetros para o final, mas foi alcançada nos últimos instantes, cruzando na 20ª colocação, 5s atrás da vencedora. Clemilda ficou no 11º lugar, junto do pelotão.