Haile Gebrselassie correu e... venceu!

Atualizado em 20 de setembro de 2010
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

O fato de Haile Gebrselassie participar de uma prova é (quase) sinônimo de vitória. Neste domingo, dia 19 de setembro, o fundista detentor do recorde mundial da maratona, com 2h03min59s, deu mais uma prova disso ao vencer com facilidade a tradicional Bupa Great North Run, meia-maratona em Newcastle, na Inglaterra.

Em sua estréia no evento, que chegou a 30ª edição, o etíope completou os 21 km em 59min33s, enquanto o segundo colocado, o queniano Kiplimo Kimutai fez o tempo de 1h01min23s. Jaouad Gharib foi terceiro, com mais de dois minutos atrás do vencedor, com 1h02min00s.

Porém, apesar da vitória, o Imperador, como é conhecido no mundo da corrida, não ficou completamente satisfeito com o resultado. “Eu precisava de alguém para apertar o ritmo”, disse Gebrselassie. “Teria sido mais rápido se eu tivesse alguém comigo nos últimos dois quilômetros”, completou, sentindo falta de um concorrente que o fizesse ir mais rápido na busca pelo primeiro lugar.

Entre as mulheres, a vitoriosa foi também da Etiópia. Berhane Adere conquistou o lugar mais alto do pódio com o tempo de 1h08min49s. As portuguesas Ana Dulce e Marisa Barros foram segunda e terceira colocadas respectivamente, com 1h09min01s e 1h09min09s.