Hematoma subungueal: como identificar, prevenir e tratar

Atualizado em 14 de outubro de 2019
Mais em ATIVO

Para os atletas, principalmente os corredores de fundo, é algo normal perder a unha ou ter mais do que uma delas da cor preta. No geral, as unhas começam a ficar negras e caem antes de dar lugar à uma nova.

Os esportistas que treinam para provas de longas distâncias são as principais vítimas deste traumatismo, pois seus dedos sempre estão em contato direto com a parte da frente do calçado por muito tempo. Treinar por um percurso pendente também pode ajudar no desenvolvimento desta lesão de pele.

Causas

O termo clínico para está lesão é hematoma subungueal, que é o resultado do atrito constante do dedo do pé com a parte dianteira do calçado. Os vasos capilares que estão debaixo da unha se rompem, formando um coágulo que causa uma dor intensa (devido a pressão do sangue) e a queda da unha.

Prevenção

Para não machucar as unhas depois dos treinamentos prolongados, use a numeração de tênis certa para seu pé. Se calçar um número menor do que o correto, seguramente terminará com muitas dores nas unhas, sobretudo no dedão.

Outros métodos efetivos de prevenção são cortar as unhas com regularidade e manter os pés secos. Correr com pés úmidos aumenta as chances de se formar bolhas, que machucam os pés. Utilizar meia para correr é outro ponto fundamental. Dessa forma, o pé não ficará em contato direto com a costura do calçado. É importante também amarrar bem seu tênis para que ele se encaixe no pé perfeitamente.

Tratamento

Caso você já sofra com o problema da unha preta, o melhor a se fazer é deixar como está. Para aliviar o inchaço, deite e repouse sua perna sobre uma almofada. Aplicar um pouco de gelo pode ajudar a amenizar a inflamação.

Se a unha cair, cairá sozinha, não arranque e tampouco faça força para que caia antes do tempo. À medida que a nova unha cresce, a outra vai se descolando até ruir. Se, com o passar dos dias, a região afetada continuar inflamada, ficar cada vez mais dolorida e com a coloração castanho-avermelhada, é recomendável que você consulte um médico.