Jaque é 39ª em etapa da Copa do Mundo de MTB

Atualizado em 29 de maio de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

A brasileira Jaqueline Mourão ficou apenas da 39ª posição na 4ª etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike cross country, realizada no sábado, em Fort Williams, na Escócia. A etapa foi vencida pela alemã Nina Göhl, com tempo de 2h04min19s. A canadense Marie-Helene Premont foi a segunda colocada (2h05min30s), seguida de Irina Kalentieva, da Rússia, com tempo de 2h06min39s. Atual campeã mundial, a norueguesa Gunn-Rita Dahle foi a quarta colocada (2h08min02s) e segue na primeira posição do ranking depois de quatro etapas.

Jaqueline Mourão teve problemas na bike, mas só percebeu no dia seguinte. O freio da roda traseira estava encostado no disco durante toda a etapa. Mourão lamentou a desatenção, mas afirmou que tirou uma lição do fato. Segundo a brasileira, o percurso de 9,5 km por volta era propício para ele, já que tinha descidas técnicas e uma subida longa (2,5 km) no início. Apesar da chuva ao longo de toda a competição, o trajeto ficou melhor molhado.

“A competição começou na chuva e minha largada foi boa, mas no meio da primeira subida senti minhas pernas, estavam como dois blocos de cimento e não estavam respondendo. A partir daí comecei a perder varias posições e tive muito tráfico nas descidas. Depois, consegui buscar algumas posições e terminei na 39ª posição”, relatou Jaque, que lamentou o problema na roda traseira.

Na categoria masculina, o atual campeão Julien Absalon (França) segue absoluto. Ele venceu mais uma e continua na liderança. O espanhol José Antonio Hermida ficou 8s atrás do francês, com tempo de 2h16min42s, e manteve a segunda colocação na geral. O suíço Florian Vogel completou o pódio da etapa, com tempo de 2h18min58s. Bart Brentjens foi o quarto (2h19min00s) e ocupa a terceira posição depois de quatro etapas disputadas.

A próxima etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike cross country será realizada no dia 25 de junho, em Mont Saint-Anne, no Canadá.