Luis León Sanchez vence Paris-Nice

Atualizado em 16 de março de 2009
Mais em

Depois de tomar a camisa de líder das mãos de Alberto Contador (Astana) e abrir 1min50s de diferença sobre o espanhol na 7ª etapa da Paris-Nice, Luis León Sanchez (Caísse d’Epargne) manteve a vantagem conquistada no penúltimo dia da competição e sagrou-se campeão da corrida francesa após terminar a 8ª etapa, realizada ontem, dia 15, na 16ª colocação.

O também espanhol Antonio Colom (Katusha) foi o vencedor da etapa final da corrida, cruzando a linha de chegada em 2h47min49s. Contador, que parecia querer se remediar dos erros cometidos no dia anterior, se distanciou cedo do pelotão e foi acompanhado por Aitor Hernandez (Euskalel), David Lopez Garcia (Caisse d’Epargne), Sandy Casar (Française des Jeux) e Reine Taaramae (Cofidis).

No entanto, as equipes Caisse d’Epargne e Saxo Bank lideraram a perseguição à fuga, sem deixar o ex-dono da camisa de líder ir muito longe e sem ficar com mais de dois minutos de desvantagem sobre os escapados.

Ao final do percurso de 119 km pedalados em Nice, Contador, que não conseguiu repetir o feito da sexta etapa, disputou o sprint com Colom e Frank Schleck (Saxo Bank), perdendo para Colom. Com a 2º colocação na final, Contador, que na sétima etapa havia caído para o quarto lugar na classificação geral, manteve sua posição, terminando a Paris-Nice na frente de Colom e atrás do francês Sylvain Chavanel (Quick Step), do luxemburguês Schleck e do vencedor Luiz León Sanchez.

Classificação na etapa:

1) Antonio Colom (ESP/Katusha) 2h47min49s
2) Alberto Contador (ESP/Astana) m.t.
3) Frank Schleck (LUX/Saxo Bank) a 1s
4) Jonathan Hivert (FRA/Skil-Shimano) a 17s
5) Christophe Moreau (FRA/Agritubel) a 17s
16) 16 Luis-Leon Sanchez (ESP/ Caisse d’Epargne) m.t

Classificação final:

1) Luis León Sánchez (ESP/Caisse d’Epargne) em 30h53min51s
2) Sylvain Chavanel (FRA/Quick Step) a 1min
3) Frank Schleck (LUX/Saxo Bank) a 1min9s
4) Alberto Contador (ESP/Astana) a 1min24s
5) Antonio Colom (ESP/Katusha) a 1min47s