Marílson correrá a Gonzaguinha e a São Silvestre

Atualizado em 07 de dezembro de 2010
Mais em

Marílson Gomes dos Santos, maior corredor brasileiro em atividade, confirmou presença na 15K Sargento Gonzaguinha, no próximo domingo, com largada e chegada no Centro de Capacitação Física e Operacional (Escola de Educação Física da Polícia Militar), na avenida Cruzeiro do Sul, 548, em São Paulo.

A competição servirá como teste para um objetivo maior: buscar o tricampeonato da São Silvestre no dia 31 – ele ganhou em 2003 (com 43min49s, terceiro melhor tempo da história) e 2005 (44min21seg, 11º melhor tempo).

A decisão de participar das duas corridas veio depois de uma análise feita com seu técnico, Adauto Domingues. Eles chegaram à conclusão de que o brasileiro está recuperado da Maratona de Nova York, realizada no dia 7 de novembro.

“Tive uma boa recuperação após a Maratona de Nova York e decidi com meu técnico ampliar um pouco mais a temporada. O percurso da 15K Sargento Gonzaguinha (Marilson venceu a prova em 2004) possui algumas subidas, mas no geral é plano. É um ótimo teste visando o tricampeonato na São Silvestre”, disse Marílson, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.

Adauto confirma as palavras de Marílson. “Normalmente, depois de uma maratona, fazemos um forte trabalho de recuperação do desgaste da prova e para verificar se não ficaram dores ou lesões. O Marílson primeiro fez trotes leves, mas depois já começou a trabalhar um período de base, a fazer velocidade. E se sentiu bem, inteiro”, explicou.

Nos últimos anos, os brasileiros dominaram a Gonzaguinha : Marilson venceu em 2004, João Ferreira Lima, o “João da Bota”, levantou a taça em 2006, Luís Paulo da Silva Antunes foi bicampeão, em 2007 e 2008, e Franck Caldeira ganhou em 2009. Entre as mulheres, Sirlene Pinho faturou em 2006, a queniana Eunice Jeptoo foi a primeira em 2007, e a baiana Edielza Alves dos Santos fechou o bicampeonato em 2008 e 2009.

A 15 K Sargento Gonzaguinha também será a última seletiva para a São Silvestre. Os dez atletas melhores classificados na elite masculina e feminina garantem vaga para a corrida mais conhecida do calendário nacional.