Melhor amigo das corredoras

Atualizado em 05 de maio de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Uma das maiores preocupações entre as corredoras é a sustentação dos seios durante a prática esportiva. Esta é uma das áreas mais sensíveis ao impacto causado pelo movimento das passadas e merece atenção redobrada. Apesar de os sutiãs serem companheiros inseparáveis das mulheres, para correr o indicado mesmo é o uso dos tops esportivos.

Isso porque eles são capazes de comportar o busto com conforto e evitar o balanço excessivo. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Portsmouth, esta área sofre uma oscilação que pode chegar a 21 centímetros durante a prática do esporte. “Não é legal treinar com sutiãs convencionais, aqueles usados no dia-a-dia, com rendas, bojos etc, pois esses sutiãs não foram feitos para aguentar esse impacto da corrida”, explica a diretora técnica do Projeto Correr, Eliana Reinert.

O conforto é essencial para que a corredora consiga fazer seus treinos sem preocupação. Opte pela comodidade e deixe a beleza para o segundo plano. Na hora das compras, lembre-se que o top ideal deve seguir alguns destes detalhes:

– Ser justo o suficiente para dar firmeza ao busto e não balançar tanto ao correr;

– Cobrir uma parte boa dos seios. Prefira, portanto, os sem muito decote;

– Ter alças mais largas, para aumentar a sustentação. O formato tipo nadador é uma boa pedida.

Se na hora de escolher o seu top você buscar somente beleza, pode correr alguns riscos na atividade física. “Se o top não se ajustar adequadamente ao corpo da mulher, pode causar assaduras na parte interna dos braços e abaixo dos seios, de acordo com o movimento da corrida”, afirma Camila Hirsch, diretora técnica da Personal Life e Consultora Asics.

Prove e aprove
Tudo é uma questão de testes. Cada mulher tem um formato diferente, mesmo usando a mesma numeração. Escolha um top, prove e veja se ficou bom. Pegue outro e prove novamente. Analise bem, sinta o tecido – ele deve aderir à pele – veja se sentiu bem e só assim compre. Hoje há diversos tipos de tops e com tecnologias cada vez mais avançadas, o que facilita ainda mais a vida feminina.

Na hora da corrida, escolha a forma que te proporcione maior conforto, pois incômodos com os seios na hora de correr tiram o foco e podem atrapalhar a postura. “Já vi mulheres, principalmente as que têm um seio maior, usarem até dois tops para se sentirem mais seguras, cada uma sabe o que a faz se sentir mais protegida”, completa Eliana.