Miguel Sarkis: a gente se vê na corrida

Atualizado em 04 de agosto de 2010
Mais em

É comum notarmos os participantes de treinos de corridas ao nosso redor, porém, se você não observa os outros, pelo menos deverá passar a observar-se e planejar as mudanças de equilíbrio que ainda necessitam de “reparos”.

O nosso equilíbrio depende de observação de outro ou em frente a um espelho. Como é comum observar pessoas correndo rápido, lento, gordo, magro, idoso, jovem, homem ou mulher… Algumas vezes você pensou assim: nossa que gordinho! Que sujeitinho Magro! Puxa que alto! Que sujeitinho engraçado! Como ele está travado! Olha aquele ali, como corre soltinho…

Quantas observações nós fazemos em uma hora de treinos? As vezes são muitas! Se olhássemos para um espelho veríamos mais os nossos detalhes. O quão importante pode ser esta observação? Muito valiosa, uma vez que ao observarmos e atentarmos para os detalhes que não conhecíamos, passaremos a provocar as mudanças que nos favorecerão no estilo da corrida, na força para não travar, e as famosas dores lombares, nos ombros, nas costas poderão desaparecer. O que falta então?

Os movimentos que realizamos são as respostas aos diversos “investimentos” que realizamos no decorrer de nossas vidas e, dependendo destes movimentos, tais correções tornam-se possíveis e facilitam os gestos de braços, pernas e reposicionam o corpo na corrida. Com uma alteração desta natureza, é possível economizar energia do seu corpo, e que explicam as tais dores.

Quais são os investimentos a que me refiro? São todas as experiências negativas e positivas decorrentes de nossas experiências. Por exemplo: você cresceu com pouca vivência esportiva e em uma determinada fase de sua vida, pronto! Virou corredor. Será que é só isso mesmo? Será que não se faz necessário um aprimoramento ou um aprendizado técnico antes de começar a correr? Sim, claro que quanto mais aprendizado, melhor.

Falaremos em três capítulos de toda esta experiência, desde a infância, e estas informações poderão auxiliá-lo com as crianças, filhos, sobrinhos e etc, ao mesmo que o ajudarão a reformular seu estilo e resistência para correr muito melhor.

Na próxima mostrarei os tipos de inclinações e estilos que podem ser corrigidos. Também poderá focar os exercícios para melhorar tais posições.

Bons treinos!

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.