Mineiro vai pedalar 900 km na África

Atualizado em 05 de abril de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

O mineiro Rodrigo Fiuza partiu na última terça-feira para mais uma aventura em sua vida: vai pedalar cerca de 900 quilômetros pela África. Com duração de 12 dias, a viagem será a primeira expedição do aventureiro na África do Sul. No roteiro, estão programados passeios pelos picos mais bonitos do continente africano, como um safári inédito no Tsitskama, savana que abriga uma das maiores concentrações de animais selvagens do planeta, além das praias com ondas perfeitas do sul.

Outros desafios serão o mergulho em alto mar com o temido tubarão branco, maior predador de todos os oceanos, e o salto no maior bungee-jump do mundo, feito que será registrado pelo livro dos recordes Guiness Book.

“A adrenalina vai a mil só em pensar que vou pedalar em um lugar maravilhoso como a África, cercado de animais selvagens como leões, güepardos e rinocerontes. Será uma experiência inédita e terei a chance de conhecer novas culturas, paisagens e desafios”, disse Fiuza.

“Tive de fazer um trabalho físico forte de preparação para poder encarar pedalar os 900 quilômetros no terreno irregular das savanas sob o intenso calor que lá faz”, completou o “aventureiro da paz”, como é conhecido. Na viagem, o mineiro levará uma bicicleta Caloi Elite 2.7, de mountain bike e que foi adaptada para seu biótipo.

A expedição pela África do Sul será mais um grande desafio na vida do aventureiro. Fiúza já percorreu 34 países e realizou aventuras espetaculares, como escalar as maiores montanhas da América (Aconcágua e Monte Huascarán) e viajar de moto mais de 62 mil quilômetros da Antártida ao Alaska. Em 2004, percorreu o Oriente Médio durante a guerra do Iraque para distribuir mensagens de paz ao povo.