Morandi fica com o título do 1º Giro do Interior

Atualizado em 19 de março de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa
Em Barra Bonita (SP)

Um bom público acompanhou a sexta e última etapa do 1º Giro do Interior, disputada nesta quarta-feira, 19 de março, em um circuito montado próximo à Praça do Teleférico e às margens do Rio Tietê em Barra Bonita (SP). A prova fez parte das festividades do 125º aniversário da “Cidade Simpatia”, como é conhecida na região.

A Scott/São José dos Campos ditou o ritmo do pelotão durante toda a etapa, a fim de proteger Maurício Morandi, que entrou na última etapa com a camisa de líder, mas com somente seis segundos de vantagem para Luis Amorim (Sundown/São Caetano).

Não foi um trabalho fácil para a Scott/São José dos Campos, por conta do forte calor em Barra Bonita – muito sol e mais de 30º C de temperatura –, do cansaço acumulado após pedalar cinco etapas e das diversas tentativas de fuga, que poderiam apresentar algum perigo para Morandi. Vale frisar que os 16 primeiros colocados estavam separados por apenas um minuto.

Nas últimas voltas, a equipe teve a ajuda dos ciclistas da Sundown/São Bernardo e São Lucas/Americana, que tinham a missão de neutralizar a fuga e deixar seus sprinters em boas condições para a chegada massiva, o que aconteceu faltando cerca de 5 km.

Com o pelotão compacto, Morandi não precisava se esforçar no sprint e a 11ª colocação deu o título a ele. “Estou muito contente com esse resultado, pois sei que temos uma ótima equipe e estamos fazendo uma preparação para as competições que ainda estão por vir. Nosso objetivo já está traçado desde o início do ano e essa prova não estava programada, mas, mesmo assim, conseguimos mais um ótimo resultado para nossa cidade. Agora é continuar o trabalho para a Volta do Rio de Janeiro e de São Paulo, que são as próximas provas”, declarou o campeão.

Amorim ficou com o vice-campeonato, apenas um segundo à frente de Magno Prado (Scott/São José dos Campos), o terceiro colocado. Em seguida vieram Marcos Novello e André Pulini, ambos da Memorial/Santos, que completaram o pódio.

Pulini, nascido em Barra Bonita, tentou nos últimos metros a vitória diante de seus conterrâneos. O ciclista atacou no final, pois não tem características de sprinter, mas logo foi engolido pelo pelotão.

O primeiro na etapa foi Bruno Tabanez (São Lucas/Americana), que contou com um grande trabalho de sua equipe, que deixou o ciclista em boas condições para o sprint. “Tenho de agradecer meus companheiros pelo o que eles fizeram por mim”, disse. O triunfo deixou o jovem competidor com o título da classificação por pontos, além de ter alcançado a liderança do ranking nacional.

“Tenho de aproveitar este momento bom, pois na hora em que eu estiver caindo, não terá nada que segure”, brincou o ciclista, em declaração à equipe do Prólogo e da VO2. “Meu objetivo é terminar o ano como líder. Eu treino para vencer, mas ainda há muito chão pela frente”, completou.

O próximo objetivo de Bruno é disputar a Volta do Estado de São Paulo e espera um convite da organização do evento. “Espero que o belo trabalho de Americana seja reconhecido”, comentou.

A segunda colocação da etapa ficou com Kleber Ramos (Flying Horse/Suzano), que também foi vice na classificação de metas volantes, com o argentino radicado no Brasil Francisco Chamorro (São Caetano/Sundown) em terceiro.

A camisa de líder entre as montanhas ficou com Eduardo Pinheiro, o Wolverini, que já havia definido o triunfo na penúltima etapa da competição.

De “tampão” a uma das maiores provas do Brasil

O 1º Giro do Interior de São Paulo surgiu após muita dedicação dos ciclistas e das equipes envolvidas na competição. Com o cancelamento da Volta Internacional de Porto Alegre, houve a necessidade de uma prova por etapas como preparação para a Volta do Rio de Janeiro e a Volta de São Paulo.

Cláudio Diegues, diretor-técnico da Memorial/Santos, foi um dos entusiastas da prova. Ele entrou em contato com diversos ciclistas e dirigentes para que eles colaborassem na procura por locais para fazer a prova. “Tínhamos 20 dias para realizar o Giro e conseguimos”, falou.

A promessa é de que a competição seja ainda maior em 2009, pois sete cidades mostraram interesse em sediar uma etapa no próximo ano. Nesta edição, Piracicaba e Barra Bonita foram as sedes.

“Esta é uma região que tem um povo hospitaleiro e possui estradas muito boas. Ainda por cima tivemos muita facilidade em parar o trânsito. A segunda edição do Giro deve ser muito maior”, declarou José Reinato, diretor-geral da prova.

Além de Barra Bonita já ter confirmado que irá continuar com seu patrocínio ao Giro – como prometeu o prefeito Padre Mário Donizeti –, Americana pode ser uma das novas cidades nesta competição, segundo declaração de Bruno Tabanez, um dos que colaboraram com a realização da prova.

“O Diegues entrou em contato comigo e perguntou se eu poderia fazer alguma coisa para que Americana recebesse uma etapa esse ano. Falei com a União (Americana de Ciclismo), que entrou em contato com o Secretário Municipal de Esportes e ele concordou em organizar duas etapas, mas Piracicaba acertou primeiro. Tomara que tenha uma etapa por lá no ano que vem”, disse. “Claro que existiram algumas falhas, mas a organização está de parabéns pela forma como realizou esta primeira edição. Quero que aconteçam mais Giros”, encerrou.

Resultado da 6ª etapa – Barra Bonita – Barra Bonita, com 100 km:

1- Bruno Tabanez (São Lucas Saúde/UAC/Americana) 2h28min43s
2- Kleber Ramos (Flying Horse/Caloi/Suzano), m.t.
3- Francisco Chamorro (Cesc/São Caetano/Sundown/Nossa Caixa), m.t.
4- Armando Borrajo (Metodista/S.B. Campo/Sundown/Nossa Caixa), m.t.
5- Carlos França (Clube DataRô de Ciclismo), m.t.
6- Michel Garcia (São Francisco/Kenda/Nossa Caixa/Ribeirão Preto), m.t.
7- André Pulini (Memorial/Santos/Giant/Nossa Caixa), m.t.
8- Roberto Pinheiro (Team Vale/Fapi/O Lojão/Gramado/Sejelp), m.t.
9- José Diniz (São Francisco/Kenda/Nossa Caixa/Ribeirão Preto), m.t.
10- Aurélio Moreira (Aerotech/Piracicaba/Tremendão/Nossa Caixa), m.t.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – após 6 etapas:

1- Mauricio Morandi (Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/S.J. Campos) 12h56min09s
2- Luis Amorim (Cesc/São Caetano/Sundown/Nossa Caixa), a 6s
3- Magno Prado (Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/S.J. Campos), a 7s
4- Marcos Novello (Memorial/Santos/Giant/Nossa Caixa), a 9s
5- André Pulini (Memorial/Santos/Giant/Nossa Caixa), a 25s
6- Flávio Santos (Team Vale/Fapi/O Lojão/Gramado/Sejelp), a 29s
7- Otávio Bulgarelli (Flying Horse/Caloi/Suzano), m.t.
8- Kleber Ramos (Flying Horse/Caloi/Suzano), a 34s
9- Adriano Martins (Metodista/S.B. Campo/Sundown/Nossa Caixa), a 37s
10- Gideoni Monteiro (Peels/Caloi/Nossa Caixa/Iracemápolis), a 38s