Nervosismo toma conta antes da prova

Atualizado em 29 de março de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa
Em Araxá (MG)

A movimentação é intensa desde as primeiras horas da manhã deste sábado (29/03) na região próxima ao circuito montado para a 1ª etapa da Copa Internacional Sundown de MTB, que é uma das três provas que definem as vagas brasileiras para os Jogos Olímpicos de Pequim – uma no masculino e outra no feminino. A corrida será realizada neste domingo, 30 de março, em Araxá (MG).

Os competidores da Elite Masculina e Sub-23 percorrerão sete voltas no trajeto de seis quilômetros, enquanto as bikers da Elite Feminina darão cinco voltas no percurso.

Pela primeira vez, há uma seletiva olímpica com critérios definidos. Muito em decorrência disso, o nervosismo é visível nos ciclistas, inclusive nos mais experientes. Márcio Ravelli (Scott), dez vezes campeão brasileiro, e Adriana Nascimento (Specialized), eneacampeã brasileira, não escondem a ansiedade antes da prova.

“Não há receita contra o nervosismo. Todas nós sentimos, desde as mais jovens até as mais experientes”, declarou Adriana ao Prólogo. “O circuito é muito técnico e seletivo, então é muita coisa que fica na cabeça e isso aumenta o nervosismo”, explicou.

Ravelli revelou que a ansiedade aumenta gradativamente até o momento da largada. “Faltando 15 minutos para o início, o nervosismo ataca bem forte. É algo que mexe mesmo. Tento manter a cabeça no lugar, mas admito que não consigo totalmente”, falou ao Prólogo. “Para mim, a tensão é um pouco maior desta vez. Depois de ficar um tempo parado, eu resolvi voltar, então preciso mostrar serviço. É uma cobrança minha”, completou.

O vencedor da 1ª etapa da Copa Internacional Sundown de MTB levará 70 pontos na classificação pela vaga olímpica. A segunda prova seletiva para Pequim será a 2ª etapa da Copa Internacional, marcada para o dia 8 de junho, em Ouro Branco (MG), que distribuirá 60 pontos.

A terceira e última corrida será o Campeonato Brasileiro da modalidade, marcado para São Bento Sul (SC), no dia 13 de julho. A prova será a mais importante na disputa pela vaga olímpica, visto que o campeão levará 120 pontos. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) anunciará oficialmente os nomes dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 no dia 14 de julho.