No dia da árvore, Eco Run Curitiba espanta o frio

Atualizado em 21 de setembro de 2008
Mais em

Por Nájia Furlan

Friozinho à parte, o tempo surpreendeu a todos os participantes da 6ª etapa do Circuito Eco Run, realizada em Curitiba nesse domingo, 21 de setembro. A previsão era de chuva, mas, na última hora, o sol apareceu para acompanhar os mais de 900 corredores nos 10 km de prova. O evento, cujo movimento começou bem antes da largada às 8h30, acabou por volta das 11h. Tanto no início quanto no final o clima era de alegria e total satisfação com a estrutura e organização, bastante desfrutada entre os participantes.

A prova foi realizada hoje, Dia da Árvore e véspera de primavera. A arena foi montada no Parque General Itiberê de Mattos, também conhecido como Parque Bacacheri – uma das muitas áreas verdes da capital paranaense. No local, além da área vip para assinantes da Revista O2 e do palco, foram montados espaços dos patrocinadores e apoiadores do evento – Mitsubishi, New Balance, Caloi, e Batavo Pense Light.

Os atletas começaram a chegar por volta das 7h. Os primeiros passos foram pegar o chip e alongar para a prova. Alguns se aqueceram sozinhos, mas a maioria se juntou para acompanhar os exercícios aplicados pela equipe do Eco Run. A largada foi às 8h30, com 903 atletas que conseguiram concluir o trajeto.

Entre os concluintes, estava a professora curitibana, de 44 anos, Luciana Mury. Apesar de praticar a modalidade há um mês, foi bem e ficou satisfeita com o próprio desempenho e com a prova. “Foi muito boa, o local é agradável e a corrida bem organizada”, afirmou.

Percurso com subidas
O trajeto não era totalmente plano. Para conseguir ritmo para as muitas subidas e descidas, o advogado Eduardo Malucelli, 29, correu ao som de música eletrônica. Ele, que pratica o esporte há sete anos, nunca participou de uma prova do Circuito Eco Run, mas na chegada, disse ter aprovado.

A maioria dos atletas que cruzaram a linha de chegada elogiou muito a estrutura disponível em todo o trajeto. Não apenas os três postos de água, mas a sinalização e a marcação da prova. Essa inclusive é a opinião da vencedora da prova, com o tempo de 37min41s. “Esta é meu primeiro Eco Run e amei. Foi sensacional. O abastecimento de água foi perfeito, assim como a sinalização e a marcação que estavam muito boas”, comentou Lídia Karwowski, 38. Ela e a irmã gêmea, que também participou da corrida, praticam o esporte há 24 anos. Além do troféu de 1º lugar, Lídia ganhou assinatura da Revista O2, flores, um kit Mitsubishi, um kit Batavo Pense Light e uma bicicleta Caloi Andes.

No masculino, o vencedor – que recebeu a mesma premiação – foi o militar Valdir Batista, 24. Ele terminou a prova em 31min49s. “Fiquei contente com o resultado. No Eco Run de 2007, fiquei em quarto lugar e este ano cheguei em primeiro e fiz mais que o primeiro do ano passado (32min09s)”, comemorou.

Além de muita água, Gatorade, fruta e iogurte, os corredores que chegavam e se dirigiam para a arena receberam uma muda de espécie nativa de planta. Esta iniciativa completa o espírito ambiental do circuito. Como nas outras etapas, nas cinco capitais antes de chegar a Curitiba, como esclarece a organização “esse circuito de corridas de rua tem práticas ecológicas em todas as partes da cadeia, desde os materiais utilizados nos kits até a neutralização do carbono gerado na organização da prova através do plantio de árvores através da Carbovita consultoria ambiental. O lixo gerado pela prova é recolhido, separado e reciclado, sempre tentando envolver as comunidades locais nessas ações”.

Como explica Caio Tarantino, presidente da Carbovita, foram distribuídas mudas de Aroeira, Sibipiruna, Ipê Amarelo, Guarnandi e Araucária, planta típica do Paraná. Foram 1.350 mudas doadas. “Só a partir da educação ambiental é que se desperta a consciência ecológica”, disse.

::Serviço: ECO RUN – CURITIBA
Data:
21 de setembro de 2008
Horário: 8h30
Clima: parcialmente nublado
Distâncias: 10 km
Temperatura: 15°C(média)
Umidade: 67% (média)
Participação: concluintes – 903 (262 feminino (29%) e 641 masculino (71%)
Postos de hidratação: 4 (3 no percurso com água e 1 na chegada com água e isotônico)
Premiação: Kit Batavo Pense Light, kit Mitsubishi, troféu, buquê para os três primeiros colocados. Para os campeões, além disso, mais uma bicicleta Caloi 100 e assinatura O2.
Vencedores:
10 km
Masculino

1º – Valdir da Silva Batista – 31min49s
2º – Marcos Caspistrano – 31min58s
3º – Marcos Paulo Espírito Santo – 33min21s
Feminino
1ª – Lídia Karwowski – 37min41s
2ª – Elisangela de Oliveira – 37min51s
3ª – Leticia da Silva Saltori – 38min26s