Para respirar melhor

Atualizado em 14 de março de 2012
Mais em

Por Fernanda Silva

A corrida é uma atividade que exige do atleta muito fôlego. Apesar de não haver como aumentar o tamanho pulmões, existem meios de melhorar a quantidade de ar que eles comportam e quanto oxigênio eles retiram com eficiência. E isso pode ser feito através do Respiron Athletic, um exercitador respiratório indicado para todos os tipos de atletas.

“O Respiron Athletic é um aparelho que treina especificamente a musculatura envolvida na respiração, em especial o músculo diafragma e intercostais”, fala o treinador Christian Tudisco. “É ótimo para corredores, desde iniciante até atletas de alta performance, pois melhora do fôlego e o condicionamento respiratório”, completa.

Além de aprimorar toda a parte respiratória, o aparelho auxilia na melhora da resistência física do corredor, o que ajuda no ganho de performance. “O uso do Respiror ajuda a diminuir a sensação de fadiga durante o treinamento, potencializando a condição do corredor para receber novos estímulos dentro do programa de treinos”, fala ainda Tudisco. “Além disso, melhorar a recuperação entre as sessões de treino. Todos os esses fatores ajudam o corredor a elevar o desempenho nas corridas”.

A linha possui três aparelhos de acordo com o nível de esforço, que vão do um ao três. A utilização é bem simples: inspirações profundas com sustentação das esferas (bolinhas) do produto. Principiantes devem começar com o Respiron Athletic 1, em que o grau de dificuldade é de médio a alto e é ideal para pessoas já acostumadas com atividades físicas. Ao sentir facilidade em executar o exercício, evolua para o próximo nível. “O ideal é praticar este exercício diariamente, sendo 30 repetições, duas vezes ao dia”, recomenda o treinador.

“O uso do exercitador respiratório só é contraindicado para pacientes com histórico de pneumotórax espontâneo”, finaliza. A NSC, empresa que fabrica e comercializa o produto, possui diversas linhas de exercitadores respiratórios. O preço do Respiron Athletic varia de R$ 55 a R$ 100. Para mais informações, acesse: www.ncsdobrasil.com .