Passada que encosta o calcanhar no chão poupa energia, diz pesquisa

Atualizado em 24 de fevereiro de 2014
Mais em

Cada corredor tem a sua maneira própria de pisar no chão. A grande maioria tende a posar no solo com a parte de trás dos pés, mas muitos optam por encostar primeiro a parte frontal ou média. Cientistas acreditam que o corpo, naturalmente, escolhe a forma com que gastará menos energia nas passadas. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Espanha mostra que entre os atletas que participam de uma meia-maratona, quem pisa primeiro com o calcanhar poupa mais energia do que os corredores que encostam primeiro a parte do meio ou da frente do pé.

++ LEIA MAIS:
>> QUANDO OPTAR POR UM TÊNIS MINIMALISTA?
>> TÊNIS DE CORRIDA: CONHEÇA TUDO SOBRE OS SEUS

Para o estudo, 20 atletas sub elite (com desempenho próximo ao dos profissionais) foram divididos em dois grupos: os que pisavam com o calcanhar e os que corriam encostando a parte do meio ou da frente dos pés primeiro. Todos os corredores tinham um biótipo parecido, valores iguais de VO2 máximo (quantidade máxima que o corpo consome de oxigênio durante a prática de uma atividade física), tamanho das passadas similares e os tênis tinham pesos entre 250 e 300 gramas.

Eles foram testados em esteiras e a diferença de gasto de energia foi grande. Correndo a 11, 13 e 15 km/h, os atletas que pisavam primeiro com a parte traseira do pé foram 5,4%, 9,3% e 5% – respectivamente – mais econômicos do que os outros participantes.

Os cientistas notaram uma diferença básica entre a mecânica da passada dos dois grupos. Os atletas que tocam o calcanhar primeiro no chão mantêm os pé no chão de 7% a 13% mais tempo dos que os outros corredores. Além disso, o tempo no ar – quando nenhum dos pés está encostando no chão – é menor: entre 13% e 35%. Isso, de acordo com os pesquisadores, pode ser o motivo da economia de energia.